|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Estudantes do MS visitam a UNESP Ilha Solteira
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Visita visou práticas ligadas à irrigação, agricultura irrigada, hidrologia e agrometeorologia e foram realizadas no Laboratório de Hidráulica e Irrigação, junto ao DEFERS UNESP.
Neste último sábado - 25 de novembro de 2017 - a UNESP Ilha Solteira recebeu os alunos da Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS) para aulas práticas ligadas às disciplinas de Irrigação, Hidrologia e Agrometeorologia e a interligação do conhecimento aplicado à agricultura irrigada. Foram recebidos pelos integrantes da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que faz parte do DEFERS - Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos que tem uma forte atuação na região Noroeste Paulista, em atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária.
A visita foi Coordenada pelo Professor Diego Feitosa e ainda contou com a presença dos Professores Paulo Ricardo Teodoro e Débora Cristiane Nogueira que trouxeram 34 alunos que foram recebidos no Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e depois na microbacia do Cinturão Verde, no mesmo local, onde tradicionalmente são realizadas as aulas práticas de Irrigação e Drenagem ministradas pelo Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez. Os alunos conheceram as instalações e também parte das atividades desenvolvidas e as boas vindas foi dada pelo Bolsista de Extensão Universitária Pedro Henrique Fontes que explico que o objetivo maior é democratizar o conhecimento e a informação, para tanto todos os Orientados se envolvem em atividades integradas com a pesquisa que podem transformar todos os dados obtidos pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em informação e para tanto usam diferentes canais de comunicação baseados na Internet, além de viabilizar a visita à UNESP.
Iniciando a sua exposição técnica, Pedro Fontes explicou que a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira é responsável pela operação da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista que tem no Canal Clima da UNESP Ilha Solteira a sua parte visível e atualiza os dados a cada a cinco minutos provenientes das estações agrometeorológicas automáticas instaladas nos municípios de Ilha Solteira, Marinópolis, Populina, Paranapuã, Itapura, Pereira Barreto, Sud Mennucci e Dracena, que permitem planejar e gerenciar o meio ambiente e também os recursos hídricos. Uma forma de fazer isso é através da estimativa da evapotranspiração, que permite determinar o quanto e o quando irrigar, permitindo assim o uso racional da água. Atualmente, mais de 4.000 hectares são irrigados racionalmente e dependem diariamente das informações disponibilizadas, resultando num melhor aproveitamento de energia e água.
A Engenheira Agrônomo e Mestranda Emanoele Amendola mostrou e explicou aos alunos alguns equipamentos utilizados na irrigação, como aspersores, emissores em geral, tubogotejadores, microaspersores, sistemas de filtragem e também os sensores utilizados nas estações agrometeorológicas. Sobre os sensores, Emanoele explicou a função e funcionamento de cada um, com destaque para pluviômetro, anemômetro, termômetros, higrômetros e também de dataloggers - que são dispositivos que amamazenam os dados coletados -, até o recebimento e processamento dos dados obtidos pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista.
Já o Engenheiro Agrícola e Mestrando Alberto Arroyo apresentou aos alunos a parte relativa à bombas hidráulicas, associação em série e paralelo e foi realizado a prática de cálculo de pressão e vazão das bombas e aspersores e na sequência os alunos se deslocaram até a microbacia do Cinturão Verde para a realização da aula prática de hidrometria, quando aprenderam a medir a vazão de córregos.
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira tem como uma das atividades de extensão universitária permanenete manter as portas das sua sinstalações abertas para visitantes e para o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez - Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira esta é uma atividade muito importante para a formação técnica e profissional, para quem visita e e especialmente para quem recebe, pois há a necessidade de uma preparação prévia. Para ele, "a presença dos visitantes sempre tem um significado muito importante para nós, primeiro porque mais pessoas ficam conhecendo nossas pesquisas e preocupações aqui na UNESP ligadas à agricultura irrigada e como lidamos com elas, pois quando nossos alunos envolvidos com as visitas ensinam, estão fortalecendo o aprendizado e assim, estão, sem perceber, se tornando melhores profissionais e qualificando para enfrentar o mercado de trabalho. Esta é mais uma forma de comunicação praticada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, tendo a democratização do conhecimento e da informação e a transparência de ações como um dos fundamentos do trabalho realizado pela nossa Equipe".
.
Jornal Dia a Dia, 28 de novembro de 2017
|