1ª Feira de Profissões

Foi realizada na semana de 27 de  novembro a 1 de dezembro de 2017 em Selvíria – MS, a 1ª Feira de Profissões da Escola Estadual Ana Maria de Souza, que em 10 palestras diferentes contou com a participação de profissionais da área do Direito, Administração, Medicina, Agronomia, Zootecnia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Arquitetura, Odontologia e Psicologia. As palestras com profissionais das áreas escolhidas pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio e atendeu à um público em torno de 200 estudantes que tiveram a oportunidade de saber mais sobre cada profissão.

O Professor Elias Pereira Lima coordenou esta iniciativa pioneira para o município de Selvíria, no Estado do Mato Grosso do Sul que esclareceu que “mais que um Feira, executamos um projeto amplo com grande envolvimento na organização, com o objetivo de esclarecer dúvidas, medos, anseios, incertezas e conflitos para que os alunos encontrem o caminho para o futuro. Também, como objetivo ainda maior foi de fomentar, incentivar e instigar os estudantes a ingressarem na faculdade, fazendo com que reflitam sobre qual profissão escolher.”  E ainda acrescentou que “o desafio é manter a chama acesa, é fazer todos os dias,  todos acreditarem que o desafio é grande e que somos capazes de enfrentar tudo apesar das dificuldades”.

A UNESP Ilha Solteira esteve presente com quatro profissionais. O Engenheiro Mecânico Bruno Crepaldi Alves falou no dia 28 sobre os desafios da profissão escolhida, a Zootecnista Rosemeire da Silva Filardi conversou com os estudantes sobre este profissional que cuida dos animais, enquanto que o Engenheiro Civil Jairo Salim Pinheiro Silva explicou com é o dia a dia e as áreas de atuação deste profissional.

No dia 30 de novembro foi a vez do Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, o Engenheiro Agrônomo  Fernando Braz Tangerino Hernandez que aproveitou a sua palestra com o tema “Engenheiro agrônomo: o que faz e seus desafios”  para parabenizar o Professor Elias Pereira Lima pela sua iniciativa, lembrando com exemplos de autuação em outras oportunidades da capacidade empreendedora deste Professor que deve ser aproveitada e valorizada por todos, para em seguida entrar na profissão de Engenheiro Agrônomo propriamente dita.
Iniciou  desmistificando o estereótipo que ainda predomina sobre o Engenheiro Agrônomo para depois explicar as competências da profissão, mostrando o quanto o curso é eclético, sua importância social e econômica e também os desafios e alegrias provenientes da profissão. Aproveitou para ao longo da palestra esclareceu as dúvidas dos estudantes relacionaram previamente, como dificuldades no vestibular e durante o curso, locais e áreas de atuação.

Durante a apresentação esclareceu com exemplos de atuação, que na parte profissional do curso, há três grandes áreas, a mais popular e conhecida é a dos Fitotecnistas, que são os responsáveis pelo plantio propriamente dito, mas há também a área de Economia e Sociologia e ainda a da Engenharia Rural, onde os profissionais vão aprender a trabalhar com máquinas, mecanização, sistemas de irrigação, agroclimatologia, estruturas de armazenamento de grãos e também satélites, por exemplo. Ao final o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez disse que “muito provável alguém não se encontrar dentro da Agronomia, em função das oportunidades tão grandes que se apresentam e áreas de atuação”.

E na sequência pediu para um dos seus Orientados, o aluno do quarto semestre de Engenharia Agronômica Pedro Henrique Fontes, mostrar uma das atividades desenvolvidas na UNESP Ilha Solteira, a aplicação e a importância do monitoramento climático feito pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, exemplificando a influência e relevância para os demais Engenheiros Agrônomos e também para outros profissionais de diferentes áreas.

Entre uma palestra e outra houve o momento cultura feito pelos próprios alunos e estiveram presentes, professores e alunos do ensino médio. Na avaliação do Professor Elias Pereira Lima “A Feira de Profissões foi fantástica e acredito que começamos agora a despertar os estudantes da escola para pensar no futuro agora. Em relação à palestra sobre o Engenheiro Agrônomo, foi quebrado  alguns mitos, abriu outras curiosidades, enfim, sem dúvida conseguiu atingí-los no ato de refletir sobre o que querem ser quando crescer.”

Elias destacou ainda que o Estado de Mato Grosso do Sul implantou nas escolas da rede o 6o. tempo, que seria a 6a. aula, e dai surgiu um curso pós-médio, que tinha o propósito de discutir o que cada um gostaria de fazer e “dai demos o pontapé inicial, através de pesquisas, estudos, entrevistas, tabulações e construímos a Feira de Profissões com as 10 profissões mais contadas entre os próprios alunos. Claro que muita coisa pode e deve melhorar, mas acreditamos que o início foi dado.”

Jornal Dia a Dia, 5 de dezembro de 2017