|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Dia mais quente do ano chega a 39,3°C na cidade
--------------------------------------------------------------------------------------------------
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira registrou nesta terça-feira (30), às 15h32, o dia mais quente do ano, com termômetros marcando 39,3°C, batendo o recorde anterior, de 38,5°C, registrado na segunda-feira(29). A umidade do ar caiu proporcionalmente, chegando a 16,5%, às 13h53. “A situação é crítica tanto nas cidades como no campo e trata-se de uma situação regional”, informa a Área.
O professor Fernando Tangerino, da Área de Hidráulica e Irrigação, informou que “nesta época predomina a irrigação de pastagem, milho e das videiras e dentro das possibilidades não se recomenda operar equipamentos no período da tarde para melhorar a eficiência da aplicação da água. Ideal seria irrigar a noite, sendo mais barato e mais eficiente”.
O professor ainda alerta que, com o “déficit hídrico comprovado de 8 meses no ano, fica difícil se ter altas produtividades seguidas sem contar com sistemas de irrigação. Especialmente as pequenas propriedades deveriam contar com sistemas de irrigação para aumento da renda pela produção”, disse Tangerino.
A Equipe da Área de Hidráulica e Irrigação também esteve em um assentamento e o que encontraram foi muita poeira, pastagem totalmente seca e gado magro, impossibilitando que se tenha produtividade aceitável para se ter uma confortável vida econômica, sem depender de assistencialismo. Detalhes e dicas de como se proteger no tempo seco podem ser obtidos no blog (http://irrigacao.blogspot.com).
A UNESP de Ilha Solteira possibilita o acompanhamento em tempo real das condições climáticas no noroeste paulista. Em (clima.feis.unesp.br ) é possível acessar a base histórica e também obter as variáveis climáticas médias e extremas das últimas 24 horas, enquanto que em (clima.feis.unesp.br/painel) a visualização é gráfica com comparação entre as estações operadas pela Área de Hidráulica e Irrigação.
Jornal da Ilha, Ilha Solteira, 31 de agosto de 2011, pág A-10
|