Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quanto e como irrigar?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

ILHA SOLTEIRA- O manejo da irrigação, ou seja, o quanto e quando irrigar, é uma importante prática que se bem feita pode resultar em aumento das receitas líquidas do produtor. Ele pode ser feito medindo o estoque de água no solo através de sensores ou estimando a perde de água para a atmosfera, em processo que chamamos de evapotranspiração. Assim sabendo-se quanto se perdeu, podemos promover a adequada reposição ao solo e assim garantir as condições para o ótimo desenvolvimento das plantas.

Para se estimar a evapotranspiração são necessários dados climáticos obtidos na região onde o irrigante está inserido. A UNESP Ilha Solteira mantem em operação a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, que é um conjunto de estações automáticas instaladas entre as margens direita do rio Tietê e esquerda do rio Grande, que monitoram as variações do tempo e as divulga a intervalos de cinco minutos na Internet, permitindo que diferentes profissionais de diversas áreas desenvolvam trabalhos ligados ao clima, incluindo o manejo da irrigação, uma vez que a evapotranspiração de referência é estimada e divulgada.

Mas o que é evapotranspiração? Seria a perda de água do solo por evaporação e pela planta por transpiração para a atmosfera. Esses dois processos ocorrem concomitantemente e, devido à sua necessidade de mensuração (ou estimação), denominou-se evapotranspiração. É um indicadorde quanto de água é consumida pelas culturas, árvores, jardins, campos esportivos para seu crescimento saudável e elevadas produtividades.

Temos a evapotranspiração de referência e a da cultura. A de referência, refere-se a uma planta padrão ou de referência, no caso, a grama batatais, cuja perda de água depende apenas das variáveis climáticas, e serviu para a calibração das dezenas de métodos de estimativa desenvolvidos. A UNESP divulga a evapotranspiração de referência obtida pelo método de Penman-Monteith.

Já a evapotranspiração da cultura é a perda de água do solo por evaporação e por transpiração de uma planta cultivada ou de interesse e este valor varia em função das variáveis climáticas e da fase fenológica da cultura.

Material extraído do site da Unesp.

Jornal do Assentado, 15 de abril de 2013.

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA