Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ano começa com 200 milímetros a menos de chuva
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em Ilha Solteira os lotes do assentamento Estrela da Ilha ficam ao lado da água, mas a burocracia, a falta de informações e a legislação complicada impede que eles façam uso dessa grande potencial para aumentar a produção rural.

ILHA SOLTEIRA- As estações que a Unesp monitora para informar sobre o comportamento do clima na região Noroeste Paulista, já registram um ano seco e com previsões sombrias principalmente para atividades de pecuária leiteira. Os dados sobre a chuva no município de Ilha Solteira, registraram nos três primeiros meses de 2012 ( janeiro, fevereiro e março), quantidade de chuva com 197 milímetros abaixo da média histórica desde 1967. O mês de março não foi chuvoso como o mesmo período do ano passado.
A estação metereológica de Ilha Solteira registrou em março de 2011, 283 milímetros de chuvas. Mas, em 2012 foram apenas 5 milímetros. Foi o mês de pior desempenho em relação ao ano passado. Por causa disso, o professor doutor Fernando Tangerino, que dirige esse projeto sobre o clima na região Noroeste, recomenda que todos os produtores rurais tomem medidas para economizar água e principalmente no caso do gado leiteiro, construir silagem com reserva de alimentos.


BOMBEIROS ALERTAM SOBRE QUEIMADAS
A Unidade do Corpo de Bombeiros de Ilha Solteira procurou a reportagem do Jornal do Assentado, para informar que é preciso alertar os assentados e outros moradores da zona rural, sobre os riscos das queimadas. Em primeiro lugar porque não se utiliza mais o fogo como instrumento de limpeza no campo. Nessa mesma edição tem uma reportagem mostrando que em Andradina a Prefeitura já ajuda os assentados a promoverem o plantio direto do feijão sobre a palhada de milho. Em segundo lugar, porque o fogo mata os seres vivos e transforma a terra em semideserto, prejudicando o meio ambiente, matando animais e pequenos organismos inimigos naturais do equilíbrio natural e causando grande destruição de bens.

SITE DA UNESP
Quem quiser ter mais informações, ou confirmar nossa notícia, poderá acessar a internet : http://clima.feis.unesp.br/. Novidades também no Blog: http://irrigacao.blogspot.com.br/. Segundo o professor Tangerino, esse trabalho está muito bem definido na missão da Unesp em democratizar o conhecimento: http://www.feis.unesp.br/irrigacao/irrigacao.php.

Jornal do Assentado, 27 de abril de 2012.

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA