|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SOL FORTE E ALTAS TEMPERATURAS DEVEM CONTINUAR NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Temperatura pode passar dos 37 graus em Araçatuba esta semana e chuva prevista para o feriado
Água para hidratar, sombrinha sobre a cabeça e muito protetor solar. Assim começou a semana para os araçatubenses. O sol forte provocou uma sensação de ardência na pele daqueles que não tiveram como escapar do trabalho na rua, como é o caso do técnico químico Cleberson Nascimento, 31 anos. Ele, que dá manutenção em piscinas, revela que nem o protetor solar parece amenizar a ‘queimação’ na pele. “Nossa, está muito quente. Há períodos do dia em que ficar próximo a água parece queimar os olhos. Mas, temos de trabalhar, né?”, afirma.
Já a industriária Fabiana Regina de Melo, 31 anos, diz que manter o clima arejado em casa está ficando cada vez mais complicado. “Tenho uma filha de 1 ano e 7 meses, por isso, procuro deixar janelas abertas e usar somente roupas leves nela para evitar urticárias e assaduras, devido ao suor”, conta. Para alguns profissionais, nem mesmo o ar-condicionado parece ajudar, em determinadas horas do dia, como ressalta a cabeleireira Taís Andrade Batista, 22 anos. “Seja escova ou penteado, estou sempre com o secador de cabelo junto ao meu corpo. A 'quentura' sufoca, mesmo com ar-condicionado ligado”, diz. Ontem (9), em Araçatuba, a temperatura registrou 32ºC graus, com sensação térmica de 35ºC graus. Hoje (10), a temperatura média deve ficar em torno de 28ºC no começo da tarde; a previsão de chuva é de 2 mm, segundo o Jornal do Tempo.
CLIMA
O mês de outubro fechou com uma mudança no cenário de altas temperaturas e baixas umidades relativas do ar. Esta mudança se deve principalmente à ocorrência de chuvas nos últimos dias de outubro e nos primeiros dias de novembro, somente nos últimos 2 dias de outubro os sensores da Área de Hidráulica e Irrigação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Ilha Solteira registraram o equivalente a 33,5 milímetros de chuva, o que causou uma elevação da umidade relativa média do ar, que estava em 46,7% no dia 29 (de outubro) para 87,7% no dia 31.
CHUVA
O mês de novembro manteve a tendência do final do mês de outubro, com precipitações observadas em 3 dos 9 dias do mês até agora, as precipitações somadas acumulam 6,3 milímetros de chuva até o momento, a umidade relativa do ar média observada no mês até então é de 63,9% e a temperatura média é de 24,5ºC. Apesar das boas perspectivas trazidas pelo retorno da chuva, a seca deixou as suas marcas, um exemplo importante da influência dela no setor agrícola é o fechamento precoce da safra da cana-de-açúcar em algumas usinas, isso está ocorrendo devido às quedas de produtividade observadas em decorrência da seca deste ano, a diminuição da quantidade de cana colhida pode levar a uma escassez de açúcar e álcool no mercado para o ano que vem e consequente elevação dos preços.
Fonte: http://www.lr1.com.br/index.php?pagina=noticia&categoria=cidade¬icia=11763
Lr1.com.br, 10 de novembro de 2010
|