Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

Boletim Semanal do Clima

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
FALTA DE CHUVA AUMENTA USO DE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO NO NOROESTE PAULISTA
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na cidade de Ilha Solteira, a menor temperatura ocorreu no dia 12 ed maio, quando os sensores da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira registraram a temperatura de 9,7 graus. A Área de Hidráulica e Irrigação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Ilha Solteira aponta que mesmo com a entrada da frente fria, a região permanece há 68 dias sem chuva. De acordo com os dados, não choveu mais de 10 milímetros, nesta área, desde o dia 8 de maio. Para este período, a expectativa, baseada nas médias históricas, era chover 30 a 20 milímetros, concomitantemente nos meses de junho e julho.

MECANISMO

Com a estiagem prolongada, os sistemas de irrigação têm sido utilizados intensamente para repor a água consumida pelas plantas e atmosfera. Esse mecanismo é realizado por meio de processo chamado de evapotranspiração. Atualmente as culturas mais irrigadas na região são milho, feijão, pastagens, citros, videira e frutas em geral. A evapotranspiração que é a soma das perdas de água pela evaporação do solo e pela transpiração das plantas, tem média diária em julho de 3,3 milímetros, conforme dados dos sensores operados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESO Ilha Solteira.

O Professor Fernando Tangerino ressalta que é de extrema importância utilizar a água de modo coerente. Ele observa que o conhecimento da evapotranspiração é fundamental para a aplicação da quantidade exata de água para as culturas, nesses períodos de seca, onde há diminuição da vazão dos nossos mananciais. (Com informações, Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira/SP).

FRIO

Aliada à baixa temperatura, a umidade relativa média do ar subiu, alcançando 68%, em Araçatuba. A mudança do clima seco aliviou o sistema respiratório que sentia os efeitos da baixa umidade relativa do ar. Nas últimas semanas a umidade ficou inferior a 40% (quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 30% é considerada crítica). Em Araçatuba, a menor temperatura foi de 9,1 graus, registrada no dia 6 de junho. Nesta sexta-feira, a mínima prevista é de 11 graus. Quem for sair de casa, se prepare, pois no sábado (17) a temperatura volta a cair, atingindo a mínima de 9 graus, conforme o ClimaTempo.

lr1.com.br, 16 de julho de 2010

 

ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas

 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária