Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

Boletim Semanal do Clima

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IRRIGAÇÃO GARANTE PRODUTIVIDADE DURANTE SECA
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nesta época do ano, a pastagem é a parte mais visível da estiagem pronunciada com grandes áreas na região. Ao passar pelas estradas é notório o cenário típico de deserto, com folhas secas e muitas vezes, após a ocorrência de incêndios, a paisagem é de destruição e tristeza. Entretanto, a utilização de equipamentos de irrigação é uma alternativa que garante o plantio e a manutenção de altas produtividades nas diferentes culturas, diminuindo a dependência dos fatores climáticos naturais, evitando perdas de produtividade ou qualidade dos produtos agrícolas. Além da garantia da produção, o verde das plantas sob irrigação estabelece o contraste com o cenário de seca da maioria dos solos. É o que ocorre em alguns canteiros de avenidas da cidade de Araçatuba.

Segundo o professor Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira "o noroeste paulista reúne as melhores condições para se fazer uma agricultura de alto nível, em função do inverno ameno, solos adequados e a infraestrutura de energia e transporte garante o escoamento da produção. Contudo, são oito meses de déficit hídrico anual, variando apenas a sua intensidade a cada ano. Assim, se desejarmos garantia da produtividade e plantio o ano todo, o uso da irrigação é obrigatório", explica. O levantamento mostra que a região noroeste paulista tem uma área irrigada bem inferior do seu potencial, mas pivôs centrais irrigam, atualmente, milho, feijão, cana, pastagem, os citros também passaram a contar com estes equipamentos na região. Sistemas localizados garantem a produção de uvas, citros, hortaliças e frutas diversas, enquanto que a produção de leite em pequenas propriedades tem sido garantida por sistemas de irrigação por aspersão em faixa.

Entre o dia 1º de abril e 20 de setembro (173 dias), choveu um pouco mais de 146,5 milímetros em 14 dias. Já neste mesmo período no ano passado foram 29 dias de chuva com total de 407 milímetros. Registros apontam que a última chuva, em Araçatuba, ocorreu no dia 5 de junho, atingindo 14,5 mm, agravando ainda mais as condições climáticas na região.

Lr1.com.br, 23 de setembro de 2010

 

ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas

 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária