|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
METEOROLOGIA REGISTRA BAIXA NA QUALIDADE DO AR E ESTIAGEM ATÉ O DIA 6 DE AGOSTO
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os termômetros registraram queda de temperatura desde o fim de semana, em Araçatuba, ficando mais acentuada no período da noite. Quem pensou em guardar as roupas de inverno, poderá voltar a usá-las, pois na primeira semana de agosto a temperatura voltará a cair, registrando a mínima de 10º graus. Amanhã (29), o sol nasce às 6h54 e se põe às 18h02. Até domingo, 1º de agosto, a temperatura continua agradável, variando com a máxima de 28º e mínima de 16º graus.
Um fator que continua a incomodar a população é a umidade relativa do ar. A umidade ideal gira em torno de 50% a 80%, mas em algumas localidades, no inverno, ela pode atingir níveis tão baixos como 12%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a escala para a umidade relativa do ar é de atenção (20% a 30%), alerta (12% a 20%) e alerta máximo (abaixo de 12%). Ontem (28), em Araçatuba, a umidade relativa do ar registrava 48%, às 14h15.
As sensações de desconforto são bem evidentes, quando a umidade relativa do ar fica abaixo do indicado. Os sinais mais comuns de que a umidade do ar está em níveis baixos são sangramentos no nariz (a mucosa ressecada pode sangrar); alergias também como efeito das mucosas ressecadas é mais fácil ter rinites, sinusites, conjuntivites, os vasos sanguíneos incham, obstruindo o nariz.
Para se prevenir contra os efeitos da baixa umidade do ar recomenda-se a ingestão de muita água, fazer uso de baldes ou bacias com água em locais fechados, lavar sempre as vias respiratórias e olhos, usar soro fisiológico e descongestionante nasais para tornar possível a respiração pelo nariz, e não pela boca, uma vez que a respiração nasal umedece o ar que chegará aos pulmões.
É recomendado evitar a prática de exercícios físicos em locais fechados, e evitar a exposição ao sol das 10h às 15h, fazer refeições leves e sempre que possível utilizar roupas de algodão que auxiliam na transpiração da pele. Amanhã (29), o sol nasce às 6h54 e se põe às 18h02. Até domingo, 1º de agosto, a temperatura deve variar entre a máxima de 28º e mínima de 16º graus.
ESTIAGEM
O radar do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (Ipmet/Unesp), instalado em Bauru, não detecta precipitações no interior do Estado. Os dados são confirmados pelo site ClimaTempo, que não prevê chuva até o dia 6 de agosto. É aconselhável a ingestão de bastante líquido para evitar a desidratação. Em Araçatuba, queda na umidade relativa do ar vem ocorrendo desde o início de julho. No dia 27, a Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Ilha Solteira registrou a temperatura de 31,2 graus e 21,1% de umidade relativa do ar. Esses dados podem ser usados como referência para Araçatuba.
Fonte: http://www.lr1.com.br/index.php?pagina=noticia&categoria=cidade¬icia=7419
Lr1.com.br, 29 de agosto de 2010
|