|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Temperaturas sobem e umidade relativa é de alerta na região
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na última semana, entre os dias 02 ao dia 09, a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista mais uma vez registrou baixa umidade e altas temperaturas.
Na segunda-feira entramos no 80º dia sem chuva e evapotranspiração elevada, com recorde do ano. A temperatura se elevou durante os dias 02 ao dia 09 e todas as estações registraram médias acima dos 25ºC.
Com 80 dias sem chuva e a umidade relativa do ar que continua a cair, no domingo (09), foram registrados valores próximos de 12%, quase atingindo o estado de emergência.
Em toda região tem se repetido o estado de ALERTA, quando se registra umidade relativas do ar entre 12 e 20%.
Quase todas as estações registraram umidades abaixo de 15% elevando a evapotranspiração, que é a perda de água pela transpiração das plantas e evaporação do solo, e que deve ser reposta pelas chuvas ou pela irrigação.
No domingo, a maior taxa foi registrada em Pereira Barreto com 6,1 mm/dia e a menor taxa ficou em 4,3 mm/dia em Sud Mennucci.
Nesta situação e com elevado déficit hídrico, somente com sistemas de irrigação operando a plena capacidade se consegue manter a produtividade das culturas. As culturas mais irrigadas nesta época no noroeste paulista são milho, feijão, laranja e pastagem.
Mais Interativa, 11 de setembro de 2012.
|