Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Chove o dobro do esperado no Noroeste Paulista
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Dados são da Unesp de Ilha Solteira

Outubro se encerrou com um volume de chuva acima do histórico esperado e com o dobro do que se registrou em 2014 no mesmo mês no Noroeste Paulista. Segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que monitora o clima através da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, a média das precipitações acumuladas no mês foi 103 milímetros. O esperado era 79 milímetros e em 2014 foram registrados 52 mm. Na barranca do rio Grande, Populina foi o município que mais chuva recebeu, 191 mm e Pereira Barreto registrou apenas 74 mm, ficando do esperado para a região.

Todos os municípios monitorados pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista tiveram precipitação superior a 70 milímetros e o acumulado das chuvas já é equivalente a 30% a mais de chuva em relação a média a histórica. O destaque maior vai para a a cidade de Populina que registrou no mês de outubro uma precipitação de 191 mm, frente aos 96 mm esperados para média histórica do mês de maio. Em seguida vem a cidade de Pereira Barreto - estação Santa Adélia - com 131 milímetros que em contrapartida foi registrada a menor precipitação na estação Bonança com apenas 74 e mesmo assim ficou a frente dos 56 milímetros esperados para a média histórica.

O terceiro município onde mais choveu foi Ilha Solteira com 122 milímetros, depois, Paranapuã com 119 e Marinópolis com 109 milímetros. A segunda menor precipitação foi registrada no município de Sud Mennucci com 76 milímetros. Em comparação ao ano de 2014 onde nenhum município ocorreu chuva superior aos 90 milímetros, as chuvas em outubro de 2015 já são mais de 198%, ou seja, a média de chuva acumulada somaram 52 milímetros no mês de outubro em 2014 no Noroeste Paulista esse ano o acumulado foi de 103 milímetros.

Para o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, "ainda que o volume de chuva parece ser alto e muitos comemoram o volume acima da média, esta situação de variabilidade de chuvas na região com um número grande de dias sem chuvas, chuvas concentradas e elevadas taxas de evapotranspiração levam ao déficit hídrico do solo e assim, sistemas de irrigação são necessários para manter a produtividade das culturas".

A taxa média acumulada da evapotranspiração no noroeste paulista ficou em 143 milímetros, ou 4,6 mm/dia, maior que o volume de chuvas, levando à intenso déficit hídrico devido à elevadas taxas diárias de evapotranspiração que chegou a ultrapassar os 8 mm/dia em Pereira Barreto.

E o mês de novembro começou grande volume de chuva em parte do noroeste paulista, com Sud Mennucci tendo recebido o maior volume. Foram 133 mm, sendo 111 mm em apenas um dia. Paranapuã é o município com menor volume de chuvas até o momento é o que informa o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, com apenas 25 mm em novembro.

Na edição de 29 de outubro de 2015 do [Pod Irrigar] - o Pod Cast da Agricultura Irrigada - o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez traz como tema as chuvas intensas, utiliza o exemplo de Belo Horizonte, mas poderia ser o de São José do Rio Preto na segunda ou o de Sud Mennucci e faz o contra ponto com a falta de água nos reservatórios em diferentes regiões do país para destacar que capacitação técnica, decisão política e investimentos andam juntos para se ter segurança hídrica, desenvolvendo resiliência ou a mitigação sobre os extremos climáticas. "No português bem claro, conviver entre os excesso e falta de água é um grande desafio" relata o especialista coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de: Canal de Conteúdo: http://www.feis.unesp.br/irrigacao/irrigacao.php

Youtube: https://www.youtube.com/user/fernando092

Canal Clima: http://clima.feis.unesp.br/

Facebook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira

Irriga-L: http://www.feis.unesp.br/irrigacao/irriga-l.php

[Pod Irrigar]: http://podcast.unesp.br/podirrigar

Skype: equipe-lhi

Email: irriga@agr.feis.unesp.br

 

Max Press Net, 05 de novembro de 2015.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA