Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nível do reservatório volta a cair e fica abaixo de limite considerado seguro
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Usina de Ilha Solteira

O nível do reservatório da Usina de Ilha de Solteira voltou a cair e chegou a 23,87% da capacidade na manhã desta segunda-feira (5). A informação é da Companhia Energética do Estado de São Paulo (CESP).
No início de fevereiro, o reservatório de Ilha Solteira operava com 40% de sua capacidade. Ao longo do mês o volume oscilou, caindo para 28% e depois voltando a subir para a 34%.

O nível do reservatório de Ilha Solteira, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), está com armazenamento de água abaixo do limite considerado seguro para garantir, sem problemas, o abastecimento de energia no país ao longo deste ano. A situação é a mesma nas principais hidrelétricas do país.

O chamado período úmido, quando as chuvas são mais intensas, já terminou. E, de acordo com relatório do ONS divulgado no fim de abril, as represas das hidrelétricas que ficam no Sudeste e Centro-Oeste, responsáveis por cerca de 70% da capacidade de geração de energia do país, iniciaram o mês de maio com 39% de armazenamento.

O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, disse a jornalistas que, para que não houvesse dificuldades no fornecimento de energia no Brasil neste ano e em 2015, os reservatórios deveriam estar com, no mínimo, 43% de armazenamento ao final de abril. “Esse nível de 43% é adequando para que a gente não precise de grandes afluências [água que chega aos reservatórios] no período seco”, disse Chipp. Como o índice não foi atingido, vai ser importante que, durante o período mais seco, que vai de maio a outubro, chegue às represas do Sudeste e Centro-Oeste uma quantidade de água pelo menos equivalente à media de anos anteriores para garantir o fornecimento de energia sem dificuldades.

Chuva em abril foi acima da média em Ilha Solteira

O volume de chuva em abril, de acordo coma Área e Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, que monitora o clima na região, foi acima da média para o período na cidade.
Durante o mês de abril, choveu o equivalente a 97 milímetros (mm), 14 a mais que a média esperada para o período , que é de 83 mm.

Previsão – Não chove em Ilha Solteira há 21 dias. A última chuva na cidade foi registrada em 14 de abril. E a previsão, de acordo com o portal www.climatempo.com.br, é que o tempo continue seco até o início da próxima semana.

A previsão é que não chova, pelo menos até a próxima segunda-feira (12).


 

 


ILHA DE NOTICIAS, 06 de Maio de 2014

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA