Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez falando da importância da evapotranspiração no Programa Nosso Campo.

O programa "Nosso Campo" da TV Tem, filiada rede Globo, exibiu uma reportagem no dia 21 de março de 2015, e abordou a importância da economia e o reúso da água na agricultura. O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, coordenador da Área de Hidraúlica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, participou desta reportagem falando da importância da evapotranspiração para o irrigante, e falou sobre o SMAI (sistema para o manejo da agricultura irrigada).

Também no Dia Internacional da Água a revista Globo Rural publica dicas para economizar na irrigação e afirma que o "Brasil pode produzir mais com baixo consumo", detalhada na edição de março da Globo Rural. Tanto no site como na revista, a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira também está presente com o software SMAI 2.0.

Escreve o site: "Evapotranspiração: antes de acionar a irrigação é importante calcular a evapotranspiração de cada cultura, diariamente. Com isso é possível saber o volume exato de água que deve ser recolocado no campo. Para conhecer o valor é preciso medir as chuvas e a temperatura na área de cultivo todos os dias. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) disponibiliza um aplicativo que pode ajudar:clima.feis.unesp.br/smai". O programa foi ao ar no dia 21 de março de 2015.

Assista aqui a entrevista completa.