Faculdade lança software para controle de irrigação

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no campus Ilha Solteira, criaram um software para o gerenciamento da água utilizada na agricultura irrigada. O projeto chama-se Sistema para Manejo da Agricultura Irrigada (SMAI) e teve como idealizador o professor Fernando Braz Tangerino Hernandez, coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação, da Faculdade de Engenharia.

O tempo de produção do software foi de dez meses, de acordo com a equipe de pesquisadores da universidade. O objetivo dessa criação é estimar, de forma mais apurada, a evapotranspiração, que consiste na perda de água do solo por efeito da evaporação e a insuficiência de água na planta por transpiração.

Segundo Hernandez, o sistema poderá atuar em qualquer variação climática, visto que sua configuração foi projetada para ser versátil. Pensando no usuário final que irá manuseá-la, ele é configurado através de uma planilha simples. O sistema é gratuito e seu download está disponível através deste link.

www.noticiasdecastilho.blogspot.com.br , 8 de janeiro de 2012.