"ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO ENGENHEIRO NO ÂMBITO NACIONAL" no II Ciclo de Palestras da FACTIVA JR de Consultoria na UFMS, em Três Lagoas, em 11/04/2013

O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez participou do II Ciclo de Palestras promovido pela Factiva JR de Consultoria, que é a Empresa Junior dos graduandos de engenharia de produção da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Três Lagoas no dia 11 de abril de 2013.

Foi desenvolvido o tema "Estratégias e desafios do engenheiro no âmbito nacional" onde o Professor Fernando Tangerino falou sobre as exigência do mercado, postura e ainda destacou as ferramentas ligadas aos recursos hídricos e clima necessárias para que um profissional tenha sucesso na carreira.

A tema da palestra foi antecipada no Pod Irrigar - o Pod Cast da agricultura irrigada - que teve início com uma análise da decepção geral com o resultado do crescimento do PIB brasileiro em 2012, que ficou em 0,9%. O Professor Tangerino enfatizou que muitos pensam que isso é problema de economia e se enganam, é um problema engenharia! Desde engenharia financeira, para saber como alocar os recursos para o financiamento dos investimentos, mas que antes passaram por estudos que envolvem diferentes áreas da engenharia clássica ou técnica. Para cada ponto percentual de crescimento do PIB precisamos de 4% na oferta adicional de energia que é projetado por engenheiros, que para realizar suas obras precisamos vencer a engenharia ambiental, pois a economia não pode mais crescer de forma autônoma, como no passado. Muitas vezes o próprio crescimento da economia é restrito em função da preservação dos recursos naturais, ou seja, deve ser sustentável, que nada mais é do que a empresa buscar equilíbrio e harmonia nos desempenhos econômico, social e ambiental. Isso exige profissionais cada vez mais capacitados e que entendam de recursos naturais, especialmente os ligados à água e variáveis ambientais.

Por outro lado, se nosso PIB crescer à níveis maiores do que estamos vivenciando, podemos ter outros problemas ligados à logística de transporte de matérias-primas e produtos manufaturados, como o atual apagão logístico nos portos que tanto prejudica o país. Quem vai projetar a infra estrutura e impor modernos procedimentos gerenciais? Os engenheiros, cada vez mais capacitados.

O Professor também enfatizou que eEste é o momento adequado para falar de capacitação, pois "com o desemprego em alta na Europa e em outros países, o aumento pela procura pelo Brasil, tanto para o aprendizado do português, como para trabalho, temos em frente um outro desafio, que é o de competir pelo mercado de trabalho com profissionais de outros países. Só vejo um caminho para os nossos profissionais: capacitação e ousadia!" Encerrou desejando muito sucesso a todos!

Escute as dicas do Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez no Pod Irrigar e conheça os trabalhos técnicos da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

A palestra teve a audiência de 118 pessoas, sendo em sua maioria alunos de graduação de engenharia de produção da UFMS e o objetivo do evento foi o de gerar conhecimento aos alunos de graduação em engenharia.

O evento foi realizado no Auditório Ramez Tebet, Bloco 6, UFMS Campus 2 e a palestra aconteceu em 11 de abril - quinta-feira, as 13 horas. Veja a aparesentação na integra na tabela abaixo.

Portal da UNESP, Assessoria de Comunicação e Imprensa, 10 de março de 2013.