Noroeste paulista interrompe ciclo de 50 dias de seca

Chuva, porém, é desigual na região

A semana está sendo de grandes contrastes com o tempo na região noroeste paulista. Depois de registrar temperaturas elevadas e umidade relativa em nível de atenção na quarta-feira, chuva acompanhada de ventos fortes foram registrados ontem.

O Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira registrava ontem 50 dias sem chuvas em toda a região noroeste paulista e na última quarta feira (26), após um dia de calor intenso e grande desconforto térmico - com temperaturas e umidade relativas chegando a 38ºC e 22% em Paranapuã e 37,8ºC em Pereira Barreto - , a chuva voltou a ocorrer em todo o noroeste paulista, destacando-se Ilha Solteira com 22 mm, seguida por Pereira Barreto (Estação Santa Adélia) com 18  mm e Marinópolis com 16 mm. As áreas as margens dos rios Tietê e Grande registraram menos volumes de chuva de acordo com o registro da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Apesar da grande irregularidade das chuvas que tem sido muito frequente o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez destaca a importância da mudança no tempo ao esclarecer que "o total de chuvas não recompõe o armazenamento da água no solo em condições adequadas, mas o a interrupção do ciclo de 50 dias sem chuvas é importante porque também quebra uma sequência de elevadas taxas de evapotranspiração que exigem dos irrigantes um número maior de horas de funcionamento. Ontem a evapotranspiração na região noroeste paulista variou entre 1,6 mm/dia exatamente nas regiões onde menos choveu à no máximo 2,5 mm/dia e ainda as temperaturas baixas e amenas colocam um pouco de conforto térmico à população que sentia o estado de alerta da baixa umidade relativa e temperaturas próximas dos 40ºC".

Vento forte também na região e linhas de transmissão sofreram interrupção. Em Pereira Barreto, o vento máximo foi registrado as 05:51 horas vindo de Norte com 43,6 km/hora.

Historicamente o mês de agosto não costuma registrar grandes volumes de chuvas, sendo esperados apenas 8 milímetros no mês todo e com as chuvas de ontem toda região recebeu um volume maior do que o esperado. Para o mês o julho eram esperados em média 28 milimetros no noroeste paulista e foram registrados 42 milímetros, chegando a 67 mm em Paranapuã, que neste mês recebeu até o momento 10 mm.

Portal da Universidade, 28 de agosto de 2015.
Blog do Patrício, 28 de agosto de 2015.
Jornal dia a dia, 28 de agosto de 2015.