|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Municípos com até 40 dias sem chuvas na região Noroeste Paulista
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Municípios com até 40 dias sem chuvas na região Noroeste Paulista, conforme registra a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira fazendo com que irrigantes utilizem seus sistemas de irrigação para garantir a produtividade esperada e a sustentabilidade da produção de alimentos, enquanto lavouras de sequeiro e pastagens deixam evidente o déficit hídrico hídrico, que começa a impor um paisagem desoladora na região. Marinópolis, onde se registrou a menor temperatura na região na semana passada registra 34 dias sem chuvas, fato que não muda a paisagem em relação aos demais municípios, com Pereira Barreto registrando 40 dias sem chuvas.
Nas cidades, a população sente também os efeitos da seca, com o registro de baixos valores da umidade relativa do ar durante o dia. Narinas, olhos e boca sentem mais o efeito da baixa umidade relativa do ar abaixo dos 30%.
Depois de uma semana com temperaturas confortáveis, sexta-feira (08), em Marinópolis a temperatura chegou a 5,9ºC e no sábado (09) pela manhã, as 06:51 horas, a população sentiu 4,9ºC. Temperaturas iguais a esta ou menores foram registradas pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista a última vez em 05 de agosto de 2011. As estações estão registrando as consequências dos dias sem chuvas, e neste período, a evapotranspiração está variando entre 2 e 3 mm/dia em todo Noroeste Paulista.
Evapotranspiração é a perda de água por transpiração das plantas e evaporação do solo e que deve ser reposta pelas chuvas ou pelos sistemas de irrigação para a máxima produtividade. Com déficit hídrico solo e os preços do feijão e milho em alta, os sistemas de irrigação na região operam em plena capacidade para garantir a lucratividade da produção dos alimentos aos irrigantes. Em Pereira Barreto, a Estação Bonança é a com maior número de dias sem chuvas, já são 40 dias.
A umidade relativa hoje (11) e ontem variou em todas estações operadas pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, o valor esteve entre 29 e 31%. Nos municípios de Paranapuã e Sud Mennucci foram hoje, respectivamente de, 25,3% e 26,1%. O que representa grande risco a população, indicando estado de atenção aos moradores. Recomendam-se alguns cuidados a serem tomados como evitar exercícios físicos no período das 10 às 16h, beber bastante água, pelo menos 2 litros de água por dia, entre outros.
A evapotranspiração média no mês de julho tem o maior valor em Pereira Barreto - Estação Santa Adélia com 3,7 mm/dia e o menor valor em Sud Mennucci com 2,4 mm/dia. E o menor valor registrado de umidade relativa do ar desse ano foi na estação Bonança, no munícipio de Pereira Barreto, 24,2% na semana passada dia 07 de julho, conforme se observa nos dados disponíveis no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira hospedado em http://clima.feis.unesp.br, com atualização a cada cinco minutos.
Em Ilha Solteira as temperaturas se mantém amenas durante o dia, mas no início das manhã são bastante baixas. Sábado (09) a temperatura mínima ficou em 10,8ºC, registrada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira às 04:49 horas.
Imprensa, Internautas e demais interessados podem receber informações climáticas e os resultados das pesquisas e demais atividades desenvolvidas através do press-releases preparados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. O cadastro deve ser feito em http://www.feis.unesp.br/irrigacao/faleconosco.php
Portal UNESP, São Paulo, 12 de julho de 2016.
Blog do Patrício Nunes, Petrolina, 12 de julho de 2016.
|