|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Noroeste paulista sem chuva há 57 dias
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tosse, irritação nos olhos e pele seca são causados pela baixa umidade
Não chove há 57 dias no noroeste paulista e a umidade relativa mínima média dos últimos 16 dias é menor que 30% em toda a região, limite para o alerta. Dia 22 de agosto, a menor umidade relativa foi registrada em Itapura com 21,5% e a maior na estação Bonança com 39,9%, podendo ser acompanhada em tempo real no Portal CLIMA da Unesp Ilha Solteira a partir de http://clima.feis.unesp.br
As consequências da secura podem ser sentidas na pele, literalmente. Tosse, irritação nos olhos e pele seca são alguns dos problemas causados pela baixa umidade.Já em relação à evapotranspiração de referência, necessária para se fazer a reposição de água às culturas pelos sistemas de irrigação, a média dos último sete dias (16/08/2013 a 22/08/2013):
O cenário que mais chama a atenção é o das pastagens secas em todo o noroeste paulista e a poeira no fim de tarde traz um ambiente desolador, mesmo com apenas 57 dias sem chuva. Em 2012 o número de dias sem chuvas no noroeste paulista variou entre 89 dias (Pereira Barreto, Itapura, Populina e Sud Mennucci) e 91 dias (Marinópolis e Paranapuã) e o retorno das chuvas se deu em 18 de setembro de 2012 com chuva variando entre 11,2 mm (Populina) e 37,6 mm em Itapura.
A evapotranspiração e todas as demais variáveis climáticas no noroeste paulista podem ser acompanhadas em tempo real e também o histórico no Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira a partir de http://clima.feis.unesp.br.
PORTAL DA UNIVERSIDADE, 23 de agosto de 2013.
|