Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fertirrigação proporciona vantagens econômicas para cultura de milho
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A adubação via fertirrigação proporciona, para a cultura do milho, vantagens econômicas em termos de maior lucratividade e rentabilidade quando comparada com a adubação tratorizada, sendo que, em pivôs maiores, o retorno do investimento é alcançado em menor tempo. Essa é a conclusão de trabalho da Faculdade de Engenharia (FE) da Unesp, Câmpus de Ilha Solteira, publicado na Revista Agrarian.

Os resultados obtidos evidenciam a vantagem econômica de se praticar a fertirrigação como prática de manejo. "Todavia, os procedimentos necessários para a aplicação da calda, tal como respeito à solubilidade, compatilidade e mistura dos fertilizantes, calibração da bomba injetora, lâmina a ser aplicada e ainda uniformidade dos emissores devem merecer a devida atenção do irrigante para que a máxima eficiência da fertilização seja atingida", disse Hernandez.

O título da pesquisa é 'Estudo de caso - Análise econômica da fertirrigação e adubação tratorizada em pivôs centrais considerando a cultura do milho' e foi realizada por Flávio Hiroshi Kaneko, Fernando Braz Tangerino Hernandez, Marcelo Mamoru Shimada e João Paulo Ferreira, da FE, e Marcelo Mamoru Shimada, da Irrigaterra - Indústria e Comércio Ltda.

Segundo o professor, o irrigante por pivô central pode reduzir custos e consequentemente aumentar lucratividade se fizer o uso da fertirrigação, pagando o investimento em menos tempo se a área for maior.

Fertirrigação – A fertirrigação é a aplicação de fertilizantes através da água de irrigação e teve seu início no Brasil com a aplicação de resíduos orgânicos e posteriormente avançou para a aplicação de fertilizantes minerais para a produção de hortaliças, frutas e grãos.

Para Hernandez, entre as vantagens da fertirrigação destaca-se a economia em mão de obra, energia, diminuição na compactação do solo, distribuição do fertilizante e melhor utilização dos equipamentos de irrigação. "Porém, mesmo com essas vantagens, muitos irrigantes resistem em adotar tal prática, principalmente em função do investimento em adquirir os equipamentos necessários", informa o professor da FE.

Milho – A cultura do milho no Brasil apresenta média de produtividade ao redor de 4,2 t/ha, sendo que em regiões com uso mais intenso de insumos e de irrigação, a produtividade média é de 8 t ha. No estado de São Paulo, a média de produtividade para o milho cultivado na primeira safra (verão) é de 6 t/ha e de 4 t/ha em cultivo na segunda safra (outonal).

Portal UNESP, 7 de agosto de 2012.
AgroNotícias, 7 de agosto de 2012.
Agência IN, 7 de agosto de 2012.
EcoFinanças, 7 de agosto de 2012.
Agrosoft, 8 de agosto de 2012.
CPT, 9 de agosto de 2012.
Península Fertilizantess, 9 de agosto de 2012.
Portal Dia de Campo, 16 de agosto de 2012.
InvestAgro, 16 de agosto de 2012.
Portal do Agronegócio, 16 de agosto de 2012.
O Diário, 16 de agosto de 2012.
Midia News, 17 de agosto de 2012.
Agrojornal, 17 de agosto de 2012.
Biomar Fertilizantes, 17 de agosto de 2012.
Revista Canavieiros, 20 de agosto de 2012.
Canaoeste, 20 de agosto de 2012.
Copercana, 20 de agosto de 2012.

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA