|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tempestade causa estragos na região
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A chuva e a ventania que atingiram Ilha Solteira na tarde de segunda-feira (11) atenuaram o calor, mas causaram estragos e alagamentos pelas ruas da cidade.
Conforme informações preliminares da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP (Universidade Estadual Paulista), em cerca de uma hora choveram pelo menos 28 mm no município que estava há 10 dias sem registro de precipitação superior a 10 mm. Segundo a Elektro, houve queda no abastecimento de energia em toda a cidade. Em algumas residências e comércios, o abastecimento de água também foi suspenso.
Na Avenida Brasil, nas áreas norte e sul, pontos de alagamento causaram transtornos a motoristas, pedestres e ciclistas que tentavam se locomover pela rua. Para evitar que os veículos ficassem ‘ilhados’, muitos condutores circularam pela ciclovia e optaram por fazer desvios irregulares pelas faixas exclusivas para pedestres – distribuídas por toda a extensão da avenida – no centro da cidade.
Próximo ao supermercado Proença, na região norte da cidade, a água subiu cerca de 1 metro de altura; o letreiro da loja Benetti Calçados cedeu com a intensidade dos ventos e pelo menos dois carros ficaram presos no alagamento. Três placas de veículos foram encontradas próximo ao local – onde também havia sacos de lixo e galhos que foram carregados pela enxurrada. No passeio Jaú, moradores registraram a queda de uma árvore [foto] que ficou com as raízes expostas, devido à força dos ventos e da chuva.
Por volta das 16h, a água começou a baixar nas áreas alagadas e o abastecimento de energia e água foi normalizado em algumas áreas de Ilha Solteira. A PM (Polícia Militar) fez rondas pela cidade e até o fechamento desta reportagem não foram registradas ocorrências com vítimas em decorrência da tempestade. Equipes das concessionárias de energia e água trabalham para normalizar o abastecimento que segue sem previsão de retorno em partes da cidade, de acordo com a Elektro.
REGIÃO NOROESTE, 13 de novembro de 2013.
|