Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SUSTENTABILIDADE E REÚSO DA ÁGUA
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fernando Braz Tangerino Hernandez*

Há três décadas atrás a palavra de ordem no meio acadêmico, nos negócios e nas entrevistas para emprego era "globalização". Hoje, todos querem saber mais ou se questionam sobre sustentabilidade, mesmo que não ajam segundo critérios que levem à ela.

Mas o que seria "sustentabilidade"? Seria um conceito segundo o qual, para ser bem-sucedida no longo prazo, toda empresa deve buscar equilíbrio e harmonia nos desempenhos econômico, social e ambiental. Esses três elementos formam o chamado tripé da sustentabilidade ou ainda o "Triple Bottom Line" e todas as atividades econômicas devem ajustar a sua capacidade de produção para atingir resultados positivos nestes elementos. Em outras palavras, toda e qualquer ação/produto desenvolvido por uma empresa deve apresentar vantagens econômicas, oferecer benefícios para a sociedade e primar pela preservação e sustentabilidade do meio ambiente.

Assim, a preservação dos recursos naturais passa a estar estampada em produtos e marcas dos mais variados segmentos, seja pela necessidade de ajudar o planeta ou por pura jogada de marketing. Nesse sentido, em relação à fonte de vida, que é a água, o que vale mesmo é ter ações que promovam a conservação e uso racional da água. Aqui mesmo no Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, damos exemplo, com toda água que cai sobre o telhado sendo reaproveitada e antecipamos o movimento de criar em Lei a obrigatoriedade da retenção de parte da água das chuvas.

Este é um exemplo de como podemos contribuir e assim outros também podem fazer o mesmo. Desenvolver estruturas simples de captação de água das chuvas que podem ser utilizadas, por exemplo, para a irrigação de parques jardins e campos esportivos, ou refrigeração de ambientes, trazem economia, conforto térmico e aliviam as galerias pluviais das cidades, que frequentemente sofrem com as chuvas intensas.

Contudo, os sistemas de irrigação devem ser adequadamente projetados para este fim e sempre um Engenheiro ou empresa capacitada deve ser consultada para ajustar bocais, filtragem e garantir o uso eficiente desta água.

No campo, além de coletar água dos barracões, silos, e demais estruturas, é sempre fundamental manter a água na bacia hidrográfica. Assim, a construção de terraços e outras ações que preservem o solo deve ser incentivada. Outros usos baseados na sustentabilidade, que falaremos oportunamente, é aplicar via irrigação ao solo os efluentes, seja industriais ou vindos da produção animal.

De qualquer maneira, a adoção de práticas sustentáveis, ainda que desejáveis, e possíveis, nos parece mais uma questão de educação, portanto, de convencimento, e o grande educador Paulo Freire já disse "a educação não muda o mundo, mas muda as pessoas que vão mudar o mundo". Água é um bem renovável, mas finito e devemos conservá-la e usá-la com eficiência e assim, todas as pessoas são convidadas a mudar, a pensar no seu uso, na sua falta e mesmo no seu excesso! Pensem nisso!



* Fernando Braz Tangerino Hernandez, é Engenheiro Agrônomo, Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação e Professor Titular da UNESP Ilha Solteira. Mais orientações: Pod Irrigar, o PodCast da UNESP.

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA