Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

--------------------------------------------------------------------------------------------------
SBSR 2013 - XVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Nos dias 13 a 18 de abril a Equipe da Área de Hidrálica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira participou do XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto realizado no Rafain Palace Hotel & Convention Center na cidade de Foz do Iguaçu- PR.

Promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (Selper), o evento é considerado o maior do Brasil sobre tecnologias de sensoriamento remoto, como satélites, radares e geoprocessamento.

A organização do XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR teve por objetivo promover o encontro das comunidades acadêmico-científica de sensoriamento remoto, de geotecnologias e de áreas afins.

O evento oferece oportunidades para divulgação dos trabalhos técnico-científicos na área de sensoriamento remoto, troca de experiências entre profissionais, ampliação do conhecimento da aplicação das tecnologias de sensoriamento remoto e geoprocessamento, fomento de cooperação inter-institucional, e o estímulo ao desenvolvimento do segmento privado deste setor.

Durante o simpósio foram ministrados oito cursos de alto nível e em várias áreas. Também aconteceram workshops, mesas-redondas e sessões especiais.

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira participou mais uma vez do Simpósio apresentando seus artigos técnicos-científicos. Confira na íntegra os trabalhos:

- Análise da fragilidade ambiental na microbacia do córrego do Coqueiro, no noroeste paulista

- Avaliação do balanço de energia em diferentes tipos de uso e cobertura da terra na região noroeste do Estado de São Paulo

- O uso da análise multicritério para a definição de áreas prioritárias a restauração de Área de Preservação Permanente (APP), no noroeste paulista

- Análisis comparativo de métodos de interpolación espacial utilizando datos de evapotranspiración

- ILWIS como ferramenta para geração de mapas de chuva por interpolação

- Avaliação da disponibilidade hídrica na bacia hidrográfica do Rio São José dos Dourados, no noroeste paulista

- Determinação dos componentes do balanço de energia com imagens MODIS no município de Petrolina-PE, Brasil

- Quantificação de parâmetros da produtividade da água com imagens Landsat em condições de mudança de uso da terra no distrito de irrigação Nilo Coelho

Os artigos são fruto de cooperação técnica entre a UNESP, EMBRAPA e IAC e tendo como financiamento das pesquisas o CNPq, a FAPESP, através do projeto intitulado "MODELAGEM DA PRODUTIVIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COM MUDANÇAS DE USO DA TERRA".


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria

Projetos e Pesquisas

Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA