|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Hidráulica da UNESP registra o dia mais quente do ano
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Nesta segunda-feira, 29, as 14:07:30h se registrou em Ilha Solteira o dia mais quente do ano com 38,5ºC, batendo a temperatura de ontem, que chegou a 37,6ºC que colocou o domingo como o dia mais quente do ano.
A umidade relativa do ar chegou hoje à 20,1% às 15:54:20h, abaixo dos 22,1% registrado ontem.
A situação é critica tanto nas cidades como no campo e trata-se de uma situação regional. Em Pereira Barreto, também no noroeste paulista, a UNESP Ilha Solteira registrou 37,8ºC às 14:57:20h e umidade relativa do ar mínima de 19,9% às 15:58:50h.
Detalhes e dicas de como se proteger do tempo seco pode ser obtidos no Blog da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira a partir de http://irrigacao.blogspot.com
TEMPO REAL
A UNESP Ilha Solteira possibilita o acompanhamento em tempo real das condições climáticas do noroeste paulista.
Em http://clima.feis.unesp.br é possível acessar a base histórica e também obter as variáveis climáticas médias e extremas das últimas 24 horas, enquanto que em http://clima.feis.unesp.br/painela visulaização é gráfica com comparação entre as estações operadas pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.
EVAPOTRANSPIRAÇÃO E SECA
Com elevada temperatura, baixa umidade relativa do ar e ainda há 80 dias sem chover mais que 10 mm (em ILHA SOLTEIRA a última chuva de 50,3 mm foi 09/06/2011) as pastagens da região estão completamente secas e o risco de incêndio é iminente, a evapotranspiração tem sido alta (maior que 6,0 mm) e os irrigantes estão com os equipamentos ligados para manter a elevada produtividade.
Evapotranspiração é a perda de água pela transpiração das plantas e evaporação do solo e que deve ser reposta ao solo pelas chuvas ou pela irrigação para a manutenção da elevada produtividade das culturas.
O Professor Dr. Fernando Tangerino da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira informa que "nesta época predomina a irrigação de pastagem, milho e das videiras e dentro das possibilidades não se recomenda operar equipamentos no período da tarde para melhorar a eficiência da aplicação da água. Ideal seria irrigar a noite, sendo mais barato e mais eficiente". O Professor ainda alerta que com o "déficit hídrico comprovado de 8 meses no ano, fica difícil se ter altas produtividades seguidas sem contar com sistemas de irrigação. Especialmente as pequenas propriedades deveriam contar com sistemas de irrigação para aumento da renda pela produção".
Estivemos também no Assentamento do INCRA em Ilha Solteira e o que encontramos foi muita poeira e pastagem totalmente seca e gado magro, impossibilitando que se tenha produtividade aceitável para se ter uma confortável vida econômica sem depender de assistencialismo.
Semanário, Fernandópolis, 29 de agosto de 2011, on line
|