Boletim Semanal do Clima

UNESP ILHA SOLTEIRA (SP) ALERTA PARA NÍVEIS MUITO BAIXOS DE UMIDADE NO AR E NECESSIDADE DE IRRIGAÇÃO DOS CULTIVOS E OUTROS CUIDADOS

Ontem (19) a baixa umidade do ar castigou de novo a região Sudeste do país, mantendo grande parte da população com irritação na garganta e nos olhos. Com umidade relativa média de 36,7%, foi registrada a mínima de 17,3% às 16:55 hs, um nível muito inferior ao valor crítico de 30% estabelecido para a manutenção das necessidades para os seres vivos em ambientes fechados.

O elevado déficit hídrico, com mais de 100 dias sem chuvas, exige uso intenso de sistemas de irrigação para manter produção agropecuária. Esta semana foi divulgado mais um artigo produzido pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP - Ilha Solteira, com análise dos efeitos das chuvas e da evapotranspiração na região do noroeste do Estado de São Paulo.

Como proposta de planejamento de gestão, os técnicos da UNESP recomendam consulta aos dados climáticos que estão sendo divulgados pelo site www.feis.unesp.br. Hoje (20), por exemplo, às 10:29 hs o sistemas estava registrando uma temperatura de 25,4ºC; umidade relativa do ar em 31,3% e velocidade do vento de 10,0 km/h, vindo do norte, em Ilha Solteira, no interior de São Paulo.

Informações podem ser obtidas pelo Blog: http://irrigacao.blogspot.com ou pelo fone (18) 37421180.

siuma.rs.gov.br, 20 de agosto de 2010