|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
SPIE Remote Sensing 2014- Amsterdam - Holanda
--------------------------------------------------------------------------------------------------
O SPIE Remote Sensing 2014, realizado na Holanda foi uma importante conferência européia focada em dar a pesquisadores internacionais e cientistas o acesso aos mais recentes sistemas de pesquisas por imagens de satélite e os dados gerados por eles, bem como uma maneira de compartilhar essas informações com os colegas dentro da ciência, governo e indústria prosseguindo ao mesmo tempo que o impacto em todo o mundo.
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira participou do SPIE 2014 - em mais uma investida para a internacionalização da instituição - com o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez apresentando o trabalho sobre o ganho de produtividade da água com o uso de sistemas de irrigação intitulado "Water productivity of different land uses in watersheds assessed from satellite imagery Landsat 5 Thematic Mapper" (A, B), tendo como autores os Pesquisadores Renato Alberto Momesso Franco, Fernando Braz Tangerino Hernandez e Antonio Heriberto de Castro Teixeira (Proc. SPIE 9239, Remote Sensing for Agriculture, Ecosystems, and Hydrology XVI, 92392E (October 21, 2014); doi:10.1117/12.2067459; http://dx.doi.org/10.1117/12.2067459).
"Com a crise por água, este trabalho ganha ainda mais relevância, pois muitos ainda não percebem a diferença entre gasto e uso da água. Na irrigação, usamos água, até mesmo a de má qualidade, para a produção de alimentos. A água do solo, passa pelas plantas e vai para atmosfera através de um processo chamado de evapotranspiração e posteriormente vai cair novamente na forma de chuva formando o que chamamos de ciclo hidrológico. No entanto, o grande desafio é produzir mais alimentos com menos água, esta relação chamamos de produtividade da água e deve receber cada vez mais importância, não somente em trabalhos científicos com o viés acadêmico, mas a sociedade deve recompensar produtores de alimentos que apresentem comprovados ganhos no uso na água", explica o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da UNESP.
No trabalho, é utilizado o algoritmo SAFER (Simple Algorithm For Evapotranspiration Retrieving) e a equação de Penman-Monteith e assim determina-se a variação espacial e temporal da produtividade da água entre 1996 e 2010, havendo com a implantação dos sistemas de irrigação um incremento na taxa de evapotranspiração em 153%, também é explicito o ganho de produtividade quando se utiliza a água em sistemas de irrigação, partindo do índice de 3 kg/m³ em água na bacia hidrográfica para até 6,7 kg/m³ em áreas irrigadas.
O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez também teve participação no trabalho a seguir desenvolvido em parceria com pesquisadores da EMBRAPA:
- Energy balance with Landsat images in irrigated central pivots with corn crop in the São Paulo State, Brazil, por Antônio H.C. Teixeira, Fernando B.T. Hernandez, Ricardo G. Andrade, Janice F. Leivas, Edson L. Bolfe (Proc. SPIE 9239, Remote Sensing for Agriculture, Ecosystems, and Hydrology XVI, Amsterdam, Netherlands, 201492390O (October 29, 2014). doi: 10.1117/12.2067090) (A)
Conheça todos os trabalhos apresentados e publicados no SPIE 2014 (Volume 9239 Remote Sensing for Agriculture, Ecosystems, and Hydrology XVI) realizado em Amsterdam - Holanda. A versão impressa pode ser adquirida a partir sítio do SPIE - Publications - PROCEEDINGS OF SPIE VOLUME 9239 - Remote Sensing for Agriculture, Ecosystems, and Hydrology XVI.
O algoritmo SAFER
Teixeira (2010) apresentou à comundade científica seu algoritmo em "Determining Regional Actual Evapotranspiration of Irrigated Crops and Natural Vegetation in the São Francisco River Basin (Brazil) Using Remote Sensing and Penman-Monteith Equation" e que ganhou o nome de batismo de SAFER (Simple Algorithm For Evapotranspiration Retrieving) a partir de de um congresso na Alemanha em 2012 e oficialmente quando dois novos artigos científicos foram publicados utilizando imagens Landsat e Modis, no SPIE 2012. O artigo "Large-Scale Water Productivity Assessments with MODIS Images in a Changing Semi-Arid Environment: A Brazilian Case Study" é uma aplicação do algoritmo já batizado de SAFER, que tem como característica modelar a a relação ETa/ETo ou seja, o coeficiente da cultura atual registrado através de imagem do satélite.
A aplicação do SAFER também faz parte do Capitulo 6 (Seção II, p.165-188) do livro "Remote Sensing of Energy Fluxes and Soil Moisture Content" (Editor Dr. George P. Petropoulos) com o título "A Comparative Study of Techniques for Modeling the Spacetemporal Distribuition of Heat and Moisture Fluxes at Different Agroecosystems in Brazil" que tem como autores Antonio Heriberto de Castro Teixeira, Fernando Braz Tangerino Hernandez, Helio Lopes (in memorian), Morris Scherer-Warren e Luis Henrique Bassoi. Este capitulo trata da estimativa da evapotranspiração em escala regional utilizando o modelo SAFER, que foi aplicado às áreas irrigadas do noroeste paulista e outras regiões.
A Circular Técnica EMBRAPA 99 "Modelagem espaçotemporal dos componentes dos balanços de energia e de água no Semiárido brasileiro" contempla a aplicação do modelo SAFER - Simple Algorithm for Evapotranspiration Retrieving, baseado na modelagem da razão ET/ETo em português.
A história do SAFER e os primeiros trabalhos com este nome e a publicação original está descrito em http://irrigacao.blogspot.com.br/2013/04/imagens-que-vem-do-alto-perda.html
Confira a programação técnica e a guia de exibição clicando aqui.
|