Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SPIE REMOTE SENSING 2016 - EDINBURGO - ESCÓCIA
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aconteceu entre 26 e 29 de setembro de 2016 - em Edinburgo, Escócia, o SPIE Remote Sensing, tradicional evento que reúne os principais pesquisadores do mundo que utilizam dados provenientes do espaço, através de imagens de satélite e radares para ser utilizados nas mais diversas atividades ligadas a economia, meio ambiente, agricultura, recursos hídricos, defesa, entre tantas aplicações.

Na programação, os diferentes usos da água recebe a maior parte das atenções, tanto na avaliação da quantidade, como da qualidade. A UNESP esteve presente participando quatro artigos científicos coordenados pelo Professor Titular do Campus de Ilha Solteira, e Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação, Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, que no [Pod Irrigar] - o Podcast da Agricultura Irrigada - explicou a participação no SPIE Remote Sensing.

"Combinamos imagens de satélite com os dados provenientes da Rede Agrometorológica do Noroeste Paulista, que subsidia tanto as pesquisas, como a população em geral, quando de forma livre e gratuita disponibiliza no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira novas variáveis climáticas da região a cada 5 minutos e as nossas pesquisas envolvem a estimativa do consumo de água pelas diferentes plantas no Noroeste Paulista visando a máxima eficiência do uso da água, mas também usamos indicadores de desempenhos agronômicos e agrometeorológicos para subsidiar o uso racional da água e avaliar como ela está sendo usada em uma propriedade, em uma bacia hidrográfica, em um município ou em uma região inteira".

O Professor Fernando Tangerino destacou ainda que "a participação da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira foi importante porque além de nos sintonizar com as mais atuais pesquisas relativas ao uso da água, evidencia o acerto e o amadurecimento da parceria formada com o Pesquisador Antonio Heriberto de Castro Teixeira da EMBRAPA e com o Professor Dr. Christopher Neale da Universidade do Nebraska e Diretor Científico do Water for Food Global Institute, ainda em 2010 e que permitiu a ampliação do monitoramento climático do Noroeste Paulista, proporcionando um ganho significativo na qualidade e estado da arte das pesquisas ligadas ao uso da água na agricultura, especialmente as ligadas à produtividade da água. Os trabalhos apresentados mostram o balanço de energia na microbacia do córrego do Ipê em Ilha Solteira, na microbacia do córrego Cabeceira Cumprida foi comprovado que o elevado consumo de água pela espécie Typha, comumente chamada de tabôa, estabelece o uso competitivo e conflitivo pela água para o consumo da população de Santa Fé do Sul e comprometendo também o meio ambiente, pois não é suficiente para diluir o efluente da estação de tratamento de esgoto lançado logo após após a captação da água para a população. Os estudos mostraram que mesmo cumprindo uma função hidrológica, é necessária a intervenção na bacia para a recuperação da capacidade de produzir as funções econômica e social.

"Há tempos vínhamos argumentando sobre o outro olhar para a intervenção e recuperação ambiental em Áreas de Proteção Permanente, mas tínhamos a teoria e agora os números comprovam que estávamos corretos nas nossas discussões".

Em comum com todos os trabalhos publicados está a palavra "produtividade da água" e assim em outro trabalho foi avaliada a produtividade da água em bacias hidrográficas de Pereira Barreto utilizadas para a produção de alimentos, com e sem irrigação. Produtividade da água é palavra chave usada pelos Pesquisadores do mundo todo para avaliar quão eficiente está o uso da água através da relação entre a produção de biomassa e a água utilizada. Já o Pesquisador Heriberto Teixeira parceiro nos trabalhos ampliou a escala de estudo e mostrou que nos anos de 2013 e 2014, em média, Populina e Paranapuã foram os municípios que mais converteram água em biomassa, com 2,6 kg/m3, enquanto que Ilha Solteira, Pereira Barreto e Rubinéia apresentaram as menores indicadores, ficando em 2,2 kg/m3 como resultado da baixa área irrigada na região, mesmo com elevada disponibilidade de água superficial.

Se em "Annual variability of water productivity components in the watershed of Cabeceira Comprida stream, Santa Fé do Sul, Brazil" apresentado pelo Dr. Fernando Tangerino, é possível identificar e comprovar em números o "peso" da degradação ambiental de uma microbacia hidrográfica, em "Evapotranspiration, biomass production and water productivity acquired from Landsat 8 images in the northwestern side of the São Paulo State, Brazil", o Dr. Heriberto Teixeira estabelece uma referência municipal em produção de biomassa, sendo que em áreas irrigadas no mesmo período e na mesma região chegaram a produzir 8,2 kg/m3, com média de 7,0 kg/m3.

"Assim, para o melhor desenvolvimento sócio-econômico da região e melhor uso da água esperamos que ocorram novos investimentos em sistemas de irrigação, promovendo com seus efeitos multiplicadores mais desenvolvimento sócio-econômico do Noroeste Paulista". conclui o Professor Fernando Tangerino da UNESP Ilha Solteira.

Trabalhos apresentados relacionados ao Noroeste Paulista
- Annual variability of water productivity components in the watershed of Cabeceira Comprida stream, Santa Fé do Sul, Brazil
- Water productivity mapping using Landsat 8 satellite together with weather stations
- Energy balance in the watershed of Ipê, Northwestern of São Paulo State, Brazil
- Evapotranspiration and biomass production acquired from Landsat 8 images in hydrological basins with growing irrigated areas in the northwest side of the São Paulo State, Brazil


O algoritmo SAFER
Teixeira (2010)
apresentou à comundade científica seu algoritmo em "Determining Regional Actual Evapotranspiration of Irrigated Crops and Natural Vegetation in the São Francisco River Basin (Brazil) Using Remote Sensing and Penman-Monteith Equation" e que ganhou o nome de batismo de SAFER (Simple Algorithm For Evapotranspiration Retrieving) a partir de de um congresso na Alemanha em 2012 e oficialmente quando dois novos artigos científicos foram publicados utilizando imagens Landsat e Modis, no SPIE 2012. O artigo "Large-Scale Water Productivity Assessments with MODIS Images in a Changing Semi-Arid Environment: A Brazilian Case Study" é uma aplicação do algoritmo já batizado de SAFER, que tem como característica modelar a a relação ETa/ETo ou seja, o coeficiente da cultura atual registrado através de imagem do satélite.

A aplicação do SAFER também faz parte do Capitulo 6 (Seção II, p.165-188) do livro "Remote Sensing of Energy Fluxes and Soil Moisture Content" (Editor Dr. George P. Petropoulos) com o título "A Comparative Study of Techniques for Modeling the Spacetemporal Distribuition of Heat and Moisture Fluxes at Different Agroecosystems in Brazil" que tem como autores Antonio Heriberto de Castro Teixeira, Fernando Braz Tangerino Hernandez, Helio Lopes (in memorian), Morris Scherer-Warren e Luis Henrique Bassoi. Este capitulo trata da estimativa da evapotranspiração em escala regional utilizando o modelo SAFER, que foi aplicado às áreas irrigadas do noroeste paulista e outras regiões.

A Circular Técnica EMBRAPA 99 "Modelagem espaçotemporal dos componentes dos balanços de energia e de água no Semiárido brasileiro" contempla a aplicação do modelo SAFER - Simple Algorithm for Evapotranspiration Retrieving, baseado na modelagem da razão ET/ETo em português.

A história do SAFER e os primeiros trabalhos com este nome e a publicação original está descrito em http://irrigacao.blogspot.com.br/2013/04/imagens-que-vem-do-alto-perda.html

O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez também aproveitou a oportunidade e fez a edição do dia 29 de setembro de 2016 do [Pod Irrigar] - o Pod Cast da Agricultura Irrigada - direto de Edinburgh - Escócia.Confiram:
[Pod Irrigar] Pesquisas da Unesp sobre produtividade da água são apresentadas em congresso na Escócia

No Blog da Área de Hidraúlica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira também foram divulgados alguns destes trabalhos com o respectivo detalhamento e importância. Não deixe de conferir também!

Veja aqui o registro fotográfico do evento.

CLICK NAS FOTOS PARA AMPLIA - LAS

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA
 
 
Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira
 
Pod Irrigar: O Pod Cast semanal da agricultura irrigada na UNESP