Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

Boletim Semanal do Clima

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TEMPORAL PREJUDICA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM ILHA SOLTEIRA
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os ventos de até 120 quilômetros derrubaram 12 torres de transmissão de energia. Houve redução de 74% de energia por conta do temporal.

Engenheiros ainda não sabem quanto tempo será necessário para recuperar as torres, que caíram por causa de um temporal, em Ilha Solteira.

Por causa do temporal, 74% da capacidade de geração da usina foi comprometida. Vertedouros estão abertos e o volume de produção diminuiu. Mas não há falta de energia porque a demanda está sendo suprida por outras usinas, principalmente Itaipú.

As equipes da empresa de distribuição de energia elétrica observaram com atenção o que os olhos custaram a acreditar. As torres instaladas na década de 70 estão retorcidas. Com a ajuda de um guindaste, os cabos de alta tensão foram cortados. A obra que vai reconstruir toda a estrutura ainda não teve o custo calculado.

Ao todo doze torres de transmissão foram derrubadas pelas rajadas de vento que chegaram a 120 quilômetros por hora. A maior parte delas na represa da usina "Ilha Solteira".

A intensidade do vento assustou os moradores. Neusa Ferreira da Silva mora embaixo da linha de transmissão, a poucos metros do rio. No local, uma das torres caiu e os cabos estão espalhados pelo chão. A hidrelétrica de Ilha Solteira é a terceira maior geradora de energia do país. Por causa do temporal, 74% da capacidade de geração foi comprometida. Por isso os vertedouros estão abertos e o volume de produção diminuiu.

Segundo a direção da unidade, como o sistema elétrico nacional é interligado, a demanda está sendo suprida por outras usinas, principalmente Itaipú. Esta foi a primeira vez que um incidente dessa proporção foi registrado na usina. Para o professor da UNESP de Ilha Solteira, Fernando Tangerino, o problema pode se tornar cada vez mais comum.

Confira a reportagem da TVTEM sobre a tempestade com participação do Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira no link abaixo:

http://tn.temmais.com/noticia/9/26709/74_da_capacidade_de_usina_de_ilha_solteira_e_comprometid
a_por_temporal.htm

temais.com, 19 de outubro de 2010

 

ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas

 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária