|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ESTIAGEM CAUSA QUEDA NA SAFRA DE UVA NA REGIÃO DE JALES
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para tentar reduzir os prejuízos, produtores aumentam a irrigação, o que eleva os custos da cultura.
A estiagem provoca queda de até 40% na safra de uva na região de Jales. Para tentar reduzir os prejuízos, produtores aumentam a irrigação, o que eleva os custos da cultura.
Em uma área de 3 hectares são cultivados 4 mil pés de uva. O produtor Luiz Bernardes conta que no início do ano teve problemas com o excesso de chuva que prejudicou a formação de metade da plantação. Agora a falta de chuva é que tem causado transtornos.
Quem também está gastando mais é José Carlos Zanetoni. Nos mil pés de uva a irrigação é feita pelo menos duas vezes por semana. Segundo ele o custo de produção aumentou 10%.
Segundo a área de hidráulica e irrigação da Unesp de Ilha Solteira, em mais de dois meses choveu apenas 10 milímetros em toda a região noroeste. A média histórica é de 50 milímetros paras os meses de junho e julho. O jeito é continuar irrigando e buscar bom preço na hora de vender as frutas.
O engenheiro agrônomo Tadeu Calvoso Paulon diz que a expectativa é de bons preços e explica o motivo. O excesso de chuva no início do ano causou queda na produção em torno de 40% na região de Jales. A falta da fruta no mercado, já gera boas negociações.
Fonte:http://tn.temmais.com/noticia/9/17429/estiagem_causa_queda_na_safra_de_uva_na_regiao_de_jales.htm
temmais.com, 26 de agosto de 2010
|