Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Participação do Prof. Fernando Braz Tangerino Hernandez no programa TerraViva Sustentavél na edição especial ao Dia Internacional da Água
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No dia 22 de março o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez participou do programa TerraViva Sustentável em  uma edição especial em alusão ao Dia Internacional da Água que teve como tema a oferta e uso da água na agricultura. Sob a moderação do Jornalista Tobias Ferraz na bancada estavam os diferentes atores que fazem a produção de alimentos acontecer com maior eficiência e produtividade da água.

Os Engenheiros Agrônomos José Carlos Rossetti - Coordenador da CATI - falou pela Secretaria da Agricultura, Priscila Sleutjes da ASPIPP representou os irrigantes de regiões e o Professor Fernando Tangerino o ensino e pesquisa e ainda o Engenheiro Agrícola Alfredo Mendes Teixeira representou os fabricantes dos sistemas de irrigação na condição de Presidente da CSEI-ABIMAQ. Em debate todos os lados da agricultura irrigada, desde a oferta e reservação da água, o estado da arte dos sistemas de irrigação no Brasil até o uso da água e como fazê-lo com elevada eficiência.

As conclusões foram: há a necessidade de padronização e agilidade nos processos de licenciamento ambiental e outorga no uso da água, a experiência da construção de barragens de terra já mostrou ter êxito em vários locais e deve ser incentivada, a intervenção em mananciais degradados deve ser autorizada , as nascentes devem receber proteção com conservação do solo e recomposição ciliar, o Brasil conta hoje com a mais alta tecnologia em todos os sistemas de irrigação se igualando ao que se produz nos Estados Unidos e Israel, o manejo da irrigação deve ser incentivado e treinamentos devem ser proporcionados para que os irrigantes possam interpretar os dados provenientes das estações agrometeorológicas, cujo número deve ser ampliado em todas as regiões brasileiras, para que se possa estimar com precisão a evapotranspiração das culturas e assim aplicar água no momento e quantidade certa para a máxima produtividade.

O monitoramento da vazão e qualidade da água dos mananciais deve ser ampliado, permitindo o planejamento e antecipação ou mitigação de situações críticas. O programa gravado no Parque Luis Carlos Prestes foi ao ar no dia 21 de março de 2015, as seis da manhã.

Confira as entrevistas clicando aqui


Terra Viva, 21 de março de 2015

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA