|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Chuva e agora o frio no noroeste paulista
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quinta-feira fria no noroeste paulista com temperatura chegando esta manhã à 7,6ºC em Paranapuã (6:19h), 8,6ºC em Populina (06:00), Ilha Solteira teve mínima de 11,3ºC (06:12h) e depois temperatura em franca elevação (http://clima.feis.unesp.br/painel1.php) com AGORA (10:15h) a maior temperatura sendo registrada em Sud Mennucci (http://clima.feis.unesp.br/sobrepor/temp_umr.php) com 19,4ºC e a menor em Itapura com 18,1ºC.
Em toda região noroeste paulista os ventos passaram a aumentar a velocidade a partir das 23 horas de ontem e na madrugada desta quinta-feira em todo noroeste paulista foram registrados ventos classficados como moderados. Em Ilha Solteira, algumas árvores cairam em decorrência de ventos de até 36,4 km/h vindos de sudeste com pico às 01:34h.
Já pela manhã de hoje foi registrado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira ventos muito fortes de leste, chegando à 34,5km/h em Paranapuã (09:32h) e 26,4 km/h (08:43h) em Populina.
Detalhes e acompanhamento em tenpo real a partir de http://clima.feis.unesp.br
CHUVA
A terça-feira (25 de setembro de 2012) foi sem dúvidas marcada por chuva em todo o noroeste paulista. O fim da tarde de segunda-feira já dava indícios de que o clima mudaria, quando até aproximadamente 16:30h a temperatura girava em torno dos 33°C e passou a cair em todas as estações que compõem a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, chegando a valores próximos dos 26°C no início da noite. Ao mesmo tempo que ocorria a queda de temperatura, a umidade relativa do ar passou a subir rapidamente. Aliado a esses fenômenos, os ventos aumentaram, mudaram de direção e tudo indicava que a chuva cairia.
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira dobrou suas atenções a possíveis registros de chuva, mas só houve precipitação na terça-feira (25/09). As primeiras gotas começaram a cair pela manhã por volta das 7:00 da manhã. Em Ilha Solteira, choveu cerca de 1 mm nesse horário. O dia seguiu nublado em todo o noroeste e voltou a chover, agora com maior intensidade depois do meio dia.
Os maiores volumes de chuva registrados foram em Populina e em Sud Mennucci (Estação Santa Adélia Pioneiros). Em Sud, houve a maior intensidade de chuva, quando choveu entre 12:00 e 13:00 41 mm, sendo ontem o segundo dia mais chuvoso do ano. Já em Populina a chuva veio acompanhada de ventos fortes de sudoeste de até 50 km por hora, acumulando 38 mm dentro de uma hora.
A água parou de cair no final da tarde, sendo os últimos registro de chuva maiores que 1 mm perto das 18:00. Com o fechamento do dia, o volume total acumulado ficou entre 20 mm e 85 mm.
Em setembro o total de chuva acumulada na região noroeste paulista foi:
ILHA SOLTEIRA = 64,3 mm; Pereira Barreto na Estação SANTA ADÉLIA = 71,4 mm e BONANÇA = 127,4 mm; MARINÓPOLIS = 64,6 mm; ITAPURA = 131,6 mm; Sud Mennucci - Estação SANTA ADÉLIA PIONEIROS = 154,7 mm; POPULINA = 65,3 mm e PARANAPUÃ = 55,5 mm.
A análise das chuvas e do tempo no noroeste paulista com gráficos e mapas é publicada no Blog da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira emhttp://irrigacao.blogspot.com.br
Facebook
Desde o último dia 18 de setembro a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira também está no Facebook com sua página institucional onde publica notas sobre as atividades desenvolvidas que inclui o monitorament climática da região noroeste paulista através da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista que tema sua visibilidade a partir do Portal CLIMA da UNESp Ilha Solteira em http://clima.feis.unesp.br
Território Rural, 25 de setembro de 2012.
|