Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | IRRIGA-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Semana mais fria do ano castiga região

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A semana que passou foi de sofrimento para os moradores de boa parte da região Sudeste e Centro-Sul do país, inclusive aqueles que não gostam de programas típicos de ocasiões ou lugares com temperaturas baixas. Mas nada comparado à quebra de rotina dos moradores da região noroeste paulista. Acostumados com temperaturas que superam facilmente os 35ºC nas estações mais quentes do ano, fomos obrigados a encarar mínimas de 5ºC (veja tabela).
Segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, que mantém uma rede de estações meteorológicas no Noroeste Paulista, o dia 25, quarta-feira, foi o mais frio do ano. Em alguns casos, a temperatura registrada foi a menor da década. Em todas as estações as temperaturas mínimas foram menores ou iguais a 6°C. Em Itapura, o frio foi ainda maior e atingiu 3,9°C.
Em Ilha Solteira, o frio não era tão intenso desde junho de 2011. Desde 20 de agosto de 1991 quando a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira começou a monitorar o tempo na cidade, houve apenas 19 ocorrências de temperatura inferior a 6ºC (0,24% dos dias). A menor foi de 2,4ºC em 26 de junho de 1994. Em Paranapuã, as estações também registraram mínimas históricas. Desde janeiro de 2010, o frio chegou a 5,6°C em apenas 6 dias naquela cidade.

INMET
As temperaturas começaram a cair já na terça-feira, 23, com a chegada de uma massa de ar polar. Naquela manhã, os termômetros da Secretaria Municipal de Agricultura de Jales registraram mínima de 12.8ºC às 6h30 e também na manhã de terça-feira, a Estação Automática mantida em Jales pelo Instituto Nacional de Meteorologia (órgão governamental subordinado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), confirmou a queda nos índices e registrou temperaturas abaixo do normal. Por volta de 8 horas da manhã, os termômetros chegaram a 8,5ºC. A máxima na tarde daquele dia foi de 13,1ºC por volta de 16 horas.
Na manhã seguinte, quarta-feira, a mesma estação registrou 8ºC e na quinta-feira, 25, a temperatura chegou ao extremo: 5,8ºC às 7 horas. A mesma temperatura foi registrada por volta de 7 horas da manhã seguinte, onde a máxima, no começo da tarde, não passou de 16,1ºC, voltando a cair rapidamente a 13,9ºC por volta de 16h30.
Em Ilha Solteira, a partir da meia-noite, a temperatura que havia baixado cerca de 2°C desde o meio-dia de quarta-feira, passou a cair com maior velocidade, tendo uma queda de 5°C em 6 horas.
Em Itapura, o frio que vinha acompanhando a maior parte da região aumentou com maior intensidade após as 23h, passando de 10°C neste horário, aos 3,9°C próximo das 6 horas da manhã, sendo a menor temperatura desde o início da medição em 16 de novembro de 2011. Na quarta-feira houve chuva em Populina e Paranapuã, fazendo com que os termômetros registrassem pouco mais de 10°C o dia todo.


A TRIBUNA, 31 de julho de 2013.

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA