VITICULTORES DE TUPI PAULISTA PARTICIPAM DE CURSO SOBRE MANEJO DA IRRIGAÇÃO

Iniciativa é da AVIRTUPI em parceria com a UNESP Ilha Solteira e SEBRAE e aconteceu em 27 de maio de 2006

UNESP Ilha Solteira - Área de Hidráulica e Irrigação


Vinte e três viticultores de Tupi Paulista e associados da AVIRTUPI participaram neste último sábado, dia 27 de maio, de curso sobre manejo da irrigação e uso adequado da água em irrigação.

Ministrado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em parceira com o SEBRAE, a equipe Coodenada pelo Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez trouxe também a Tupi Paulista o Doutorando Luiz Sérgio Vanzela e a aluna do curso de Agronomia Larissa Fernanda Rosa de Almeida.

Na parte da manhã, os produtores de uva conheceram a história da irrigação, os principais métodos e sistemas de irrigação e seus componentes, os cuidados necessários na hora de se decidir por um projeto e as bases teóricas do manejo da irrigação.
Para o Prof. Fernando Tangerino, "para a aplicação correta da quantidade e do momento da irrigação fatores de solo, clima e capacidade do equipamento de irrigação são os elementos-chave para se decidir corretamente pela quantidade a ser aplicada". Lembrou ainda que o uso adequado da água não é só uma questão financeira, mas também uma necessidade de preservação do meio ambiente.

No período da tarde, os termos evapotranspiração, lãmina líquida e bruta de irrigação, capacidade de água disponível (CAD), capacidade do sistema de irrigação, uniformidade da irrigação, pressão de serviço, volume necessário de água por planta foram abordados com avaliação prática.

O palco para a atividade prática foi o sistema de captação e distribuição de água da Estância Geovana, de João Zambam Filho com parceria de Alexandre Apolinário.

Foram avaliados os sistemas de irrigação por aspersão sobre copa e também o de microaspersão, determinando a precipitação e vazão dos emissores, respectivamente, além da conferência da pressão em vários pontos. Estes elementos, juntamente com as necessidades de água representada pela evapotranspiração da cultura permitiram aos viticultores determinarem o tempo de irrigação e também o intervalo máximo entre uma irrigação e outra em cada mês do ano, sem que cause prejuízos à produtividade.

Manejo via solo
Outra metodologia ensinada aos viticultores foi à da medição da água no solo através de tensiômetros. Neste caso, tensiômetros foram instalados na parreira que vão monitorar a quantidade de água no solo e determinarão o momento certo de iniciar a irrigação e qual o tempo que o sistema deve ficar ligado.

É a segunda vez que a equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira se desloca à Tupi Paulista para treinamento de viticultores. Na primeira vez, o objetivo foi o treinamento dos viticultores em análise de gemas de videiras e ocorreu em 16 de fevereiro de 2006.

 

 
CLICK NAS FOTOS PARA AMPLIAR
Viticultores da AVIRTUPI realizam curso sobre uso racional da água em 27 de maio de 2006 ministrado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.
Viticultores da AVIRTUPI realizam curso sobre uso racional da água em 27 de maio de 2006 ministrado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Destaque para a participação do Sr. Alberto Munhoz del Rio
Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.
Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.
Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.
Viticultores da AVIRTUPI realizam curso sobre uso racional da água em 27 de maio de 2006 ministrado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.
Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira interagindo com os viticultores.
Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira explicando sobre como fazer o manejo da irrigação na cultura da uva.
Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira interagindo com os viticultores. O curso foi teórico-prático.
Engenheiro Agrônomo Luiz Sérgio Vanzela também no apoio ao curso em Tupi Paulista.
Produtores vão à campo para determinar a capacidade dos sistemas de irrigação e aprender a manejos.
Viticultores da AVIRTUPI realizam curso sobre uso racional da água em 27 de maio de 2006 ministrado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Destaque para Alexandre Apolinário cujas parreiras foram usadas como aula prática.
Viticultores da AVIRTUPI realizam curso sobre uso racional da água em 27 de maio de 2006 ministrado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Carlos Cardilli Presidente da AVIRTUPI instalando os pluviômetros que avaliaram a distribuição de água na parreira.
Viticultores da AVIRTUPI realizam curso sobre uso racional da água em 27 de maio de 2006 ministrado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Carlos Cardilli e demais associados da AVIRTUPI instalando os pluviômetros que avaliaram a distribuição de água na parreira.
Viticultores de Tupi Paulista.
Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira saindo de uma parreira de uva irrigada por aspersão sobre copa.
Parreira de uva em Tupi Paulista
Parreira de uva em Tupi Paulista irrigada por aspersão.
Parreira de uva em Tupi Paulista irrigada por aspersão.
Preparação e esclarecimentos sobre a avaliação da irrigação.
Atividade também no campo: vfiticultores colocam a "mão na massa" para aprender a irrigar bem suas parreiras.
Toda a água vem de poço sendo necessário armazenamento
Toda a água vem de poço sendo necessário armazenamento
Intalação de tensiômetro.
Intalação de tensiômetro.
Intalação de tensiômetro.
Intalação de tensiômetro em parreira de uva.
Intalação de tensiômetro em parreira de uva.
Medição de vazão de microaspersor operando invertido com bailarina apropriada.
Medição de vazão de microaspersor.
Microaspersor operando invertido com bailarina apropriada.
Medição de pressão.


UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA