|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP tem mais dois artigos científicos publicados
--------------------------------------------------------------------------------------------------
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP (Universidade Estadual Paulista) câmpus - Ilha Solteiraacaba de ter publicados mais dois artigos que tratam do monitoramento sistemático da qualidade da água e da vazão de microbacias hidrográficas de interesse sócio-econômico no noroeste paulista. Foram publicados na Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, Volume 5, Número 1 de 2011, disponível no site da revista.
Para o Professor Fernando Braz Tangerino Hernandez, Coordenador dos projetos de pesquisa financiados pelo CNPq "em ambos os artigos a elevada concentração de ferro na água, como resultado da ausência de conservação do solo e matas ciliares e assoreamento é o que mais preocupa, especialmente para os irrigantes que se utilizam de sistemas localizados, como a microaspersão e o gotejamento."
O artigo "Análise dos riscos a sistemas de irrigação causados pela qualidade da água do córrego do Coqueiro" avalia a concentração de ferro total, sólidos suspensos, dissolvidos, totais e turbidez na água no período de 2007 a 2009 em 5 pontos georreferenciados. Esse artigo faz parte da Dissertação de Mestrado "Monitoramento da qualidade e disponibilidade da água do córrego do Coqueiro no noroeste paulista para fins de irrigação" defendida pelo Biólogo Gustavo Cavalari Barboza em setembro de 2010 na UNESP Ilha Solteira.
O segundo artigo, "Qualidade da água para uso em irrigação na microbacia do córrego do Cinturão Verde, município de Ilha Solteira", analisa a qualidade de água para a irrigação no Córrego do Cinturão Verde, localizado na cidade de Ilha Solteira no ano de 2009. Trata-se de uma microbacia no entorno da cidade, cada vez mais urbanizada e degradada em termos de erosão e assoreamento, cuja represa que se constitui no maior armazenamento de água da microbacia está totalmente assoreada e correndo riscos de ruptura.
|