|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Curso: Inovações Tecnológicas Aplicadas ao Manejo da Irrigação
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira promoveu no dia 4 de dezembro de 2015 o curso Inovações Tecnológicas Aplicadas ao Manejo da Irrigação, tendo como público-alvo irrigantes, Engenheiros, Técnicos em agricultura irrigada e ainda estudantes. Durante cinco horas os setenta e dois participantes conheceram a infra estrutura de apoio aos irrigantes e demais profissionais ligados à agricultura irrigada e ao meio ambiente e fizeram na prática os cálculos que levam o irrigante a decidir pela aplicação da água no momento e na quantidade certa às diferentes culturas.
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira opera a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista. Surgiu inicialmente da necessidade de estimar a evapotranspiração de referência para atender as demandas da pesquisa sobre consumo de água pelas diferentes culturas e para dar acesso aos dados aos irrigantes e assim poderem realizar o adequado manejo da aplicação da água à suas culturas, ou seja, aplicar água no momento e na quantidade adequada às culturas, aumentando a eficiência do uso da água, a lucratividade e a preservação dos recursos hídricos, foi montado o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, que de forma livre e gratuita disponibiliza as variáveis climáticas, incluindo a evapotranspiração de referência com atualização a cada cinco minutos.
Em base histórica, o conhecimento da evapotranspiração de uma região serve para que sistemas de irrigação sejam adequadamente projetados, ou seja, atendam as necessidades de água das culturas, mas também não deve ser super-dimensionado, o que elevaria os investimentos necessários para a sua implantação.
Composta de oito estações agrometeorológicas automáticas padronizadas, a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista fornece informações que servem de base para diferentes atividades econômicas, e visando dar conhecimento e ampliar o uso dos produtos e serviços oferecidos pelo Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira.
O curso “Inovações Tecnológicas Aplicadas ao Manejo da Irrigação” teve por objetivo proporcionar de forma prática aos Produtores e Técnicos uma visão integradora do manejo de solos, água e dados agroclimatológicos, possibilitando uma reciclagem e/ou ampliação dos conhecimentos ligados à agricultura irrigada, melhorando as condições de trabalho, transferência de tecnologias e lucratividade aos produtores da região noroeste paulsita, muitos deles carentes em processos modernos de produção baseada em sistemas de irrigação.
Depois das boas vindas ao DEFERS - UNESP dada pelo Professor Dr. Mauricio Augusto Leite - Chefe do Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, foi a vez do Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez - da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira - informar como seria a manhã de trabalho e colocar que cada vez mais a adoção de técnicas que levem à maior produtividade da água, ou seja, "à maior produção de alimentos por cada metro cúbico, é uma real necessidade, seja pela falta do insumo água, ou pela necessidade de se aferir lucros com a atividade de produção de alimentos.
Renato Alberto Momesso Franco e Isabela Baesso Americo abordaram a importância da Rede Agrometeorologica do Noroeste Paulista com o tema "Onde, para quem e sensores utilizados" e a sua parte visível o "Canal Clima da UNESP Ilha Solteira: como obter dados climáticos para fins de planejamento hidroagricola, ambiental e/ou para manejo da irrigação"
Explicaram que a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, financiada pela FAPESP e operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira surgiu inicialmente da necessidade de estimar a evapotranspiração de referência para atender as demandas da pesquisa sobre consumo de água pelas diferentes culturas e para dar acesso aos dados aos irrigantes e assim, poderem realizar o adequado manejo da aplicação da água à suas culturas, aplicando água no momento e na quantidade adequada às culturas, aumentando a eficiência do uso da água, a lucratividade e a preservação dos recursos hídricos. Já no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, a parte mais visível da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, de forma livre e gratuita, são disponibilizados as variáveis climáticas, incluindo a evapotranspiração de referência, base para o manejo da irrigação. As atualizações dos dados são feitas cada cinco minutos.
Em "Conhecendo e estimando a evapotranspiração" o Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez definiu as diferentes evapotranspiração, a de referência, a da cultura e a atual e como cada uma delas é utilizada para fins de manejo da irrigação, enquanto que Vitor Felipe Trinca fez a apresentação "Preparando os dados para realizar o manejo da irrigação utilizando o software SMAI da UNESP", onde se calcula a evapotranspiração de referência e a a da cultura. O software SMAI pode ser baixado na Internet gratuitamente no canal da Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://clima.feis.unesp.br/smai e já teve mais de 8000 downloads.
Encerrando a sua participação técnica com a palestra "Como fazer para aplicar água no momento na quantidade adequada baseado na evapotranspiração?", o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez construiu junto com os participantes uma planilha completa de manejo da irrigação, com as informações de solo, clima e cultura, e com a participação dos presentes decidindo quando se deve fazer a irrigação e com que lâmina em uma cultura de amendoim em situação real de campo, no noroeste paulista utilizando os dados fornecidos pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.
E por fim as "Inovações em automação da irrigação, monitoramento climático e integração de ferramentas" foram mostradas pelos Engenheiros Agrônomo Mauro Takao Suzuki e Marcelo Mamoru Shimada da IRRIGATERRA, que apresentaram as novidades em equipamentos fabricados pela empresas LINDSAY e NAANDANJAIN.
E assim, segundo o Coordenador do evento - Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira - o curso "Inovações Tecnológicas Aplicadas ao Manejo da Irrigação" cumpriu seu objetivo de proporcionar de forma prática aos Produtores e Técnicos uma visão integradora do manejo de solos, água e dados agroclimatológicos, divulgados de forma livre e gratuita pelo Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, a partir dos dados coletados pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, "possibilitando uma reciclagem e/ou ampliação dos conhecimentos ligados à agricultura irrigada, melhorando as condições de trabalho, transferência de tecnologias e lucratividade aos produtores da região noroeste paulista, muitos deles carentes em processos modernos de produção baseada em sistemas de irrigação".
O curso "Inovações Tecnológicas Aplicadas ao Manejo da Irrigação" foi promovido pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, com o apoio da PROEX, FAPESP, Irrigaterra, Lindsay e NaanDanJain.
Onde?
O curso “Inovações Tecnológicas Aplicadas ao Manejo da Irrigação” foi realizado na UNESP Ilha Solteira, Campus II, no Anfiteatro DEFERS - Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos.
Público-Alvo
Irrigantes, Engenheiros Agrônomos, Extensionistas, Técnicos e Profissionais com atuação em agricultura irrigada ou interesse no tema.
Programação
::. 08:00 horas - Boas vindas ao DEFERS - UNESP: Mauricio Augusto Leite - Chefe do Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos
::. 08:15 horas - Abertura: Fernando Braz Tangerino Hernandez
::. 08:30 horas - Rede Agrometeorologica do Noroeste Paulista: onde, para quem e sensores utilizados: Renato Alberto Momesso Franco
::. 09:00 horas - Canal Clima da UNESP Ilha Solteira: como obter dados climáticos para fins de planejamento hidroagricola, ambiental e/ou para manejo da irrigação: Isabela Baesso Americo
::. 09:30 horas - Conhecendo e estimando a evapotranspiração: Fernando Braz Tangerino Hernandez
::. 09:45 horas - Preparando os dados para realizar o manejo da irrigação utilizando o Software SMAI da UNESP: Vitor Felipe Trinca
::. 10:00 horas - Coffee Break
::. 10:15 horas - Como fazer para aplicar água no momento na quantidade adequada baseado na evapotranspiração? Fernando Braz Tangerino Hernandez
::. 11:30 horas - Inovações em automação da irrigação, monitoramento climático e integração de ferramentas. Mauro Takao Suzuki, Marcelo Mamoru Shimada e Marcelo Akira Suzuki
Transmissão on-line
O curso “Inovações Tecnológicas Aplicadas ao Manejo da Irrigação” teve transmissão on line e em tempo real e pode ser assistido a qualquer tempo através das seguintes conexões:
- Transmissão do Streaming pelo endereço:
http://tcs.unesp.br
selecionando a Reunião "Curso de Manejo de Irrigação" se necessário, utilizar a senha 77778888.
- Sala Virtual UNESP, criada na MCU UNESP, acessando pelo equipamento de Videoconferência o
IP: 200.145.8.4;
Sala: 7676 - "Curso de Manejo de Irrigação";
Chave de Acesso: 77778888
[Pod Irrigar]
A edição de 3 de dezembro de 2015 do [Pod Irrigar] traz os comentários do Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez do evento.
[Pod Irrigar] Encontro reúne especialistas de irrigação em Ilha Solteira para aprimorar conhecimentos em agricultura irrigada. Fernando Braz Tangerino Hernandez, professor da UNESP Ilha Solteira, apresenta o curso “Inovações Tecnológicas Aplicadas ao Manejo da Irrigação” oferecido pela Universidade. Acesso em http://podcast.unesp.br/podirrigar-03122015-podirrigar-encontro-reune-especialistas-de-irrigacao-em-ilha-solteira-para-aprimorar-conhecimentos-em-agricultura-irrigada
Confira as participações da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em outros eventos clicando aqui!
Confira o registro fotográfico do curso “Inovações Tecnológicas Aplicadas ao Manejo da Irrigação”:
CLICK NAS FOTOS PARA AMPLIA - LAS |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|