|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SETEMBRO FOI O MAIS CHUVOSO DA HISTÓRIA EM ILHA SOLTEIRA
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Clima - No ano, o volume total de chuva já chegou aos 1.025 mm, 23% a mais do que a média histórica anual até o mês de setembro e 80,5% do total previsto para o ano todo
O mês de setembro de 2009 é o mais chuvoso da história em Ilha Solteira. Desde 1967, quando a Companhia Energética do Estado de São Paulo (CESP) iniciou as medições de chuva na cidade, não chovia tanto no período.
Segundo informações da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP, que monitoria o clima em Ilha Solteira, no último mês de setembro choveu 182,1 mm. Até então, o maior valor registrado tinha sido em 1992, quando choveu o equivalente a 161 mm no mês de setembro. A média registrada para o mês de setembro é de 67 mm.
No ano, o volume total de chuva já chegou aos 1.025 mm, 23% a mais do que a média histórica anual até o mês de setembro e 80,5% do total previsto para o ano todo.
Aquecimento Global - Para Lincoln Alves, meteorologista do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, recorde de chuva no mês de setembro e outros fenômenos climáticos, podem indicar que o clima está sofrendo mudanças causadas pela ação humana. "É comum ter eventos extremos nessa época, mas não com a intensidade que ocorreram neste ano", afirma Alves. “Trabalhamos com duas hipóteses: uma delas é que os fenômenos ocorreram em função de uma variação natural do clima ao longo dos anos. A outra é que esses acontecimentos podem ser um sinal de que as ações do homem já interferem nas mudanças climáticas. Estudos científicos mostram que esses eventos ficaram mais frequentes nos últimos anos", acrescenta o meteorologista.
A Voz do Povo, Ilha Solteira, Ano VIII, nº 712, 03 de outubro de 2009, p. 13
|