|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Calor bate recorde e umidade já chega a índice considerado crítico
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Clima – Ainda de acordo com a Área de Hidráulica e Irrigação, não chove em Ilha Solteira há sessenta dias. A última chuva com mais de 10 mm foi registrada no dia 09 de junho
No início da tarde de ontem(08), o calor bateu recorde em Ilha Solteira. De acordo com dados fornecidos pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP, às 12h55 a temperatura chegou a 36,1°C, a mais alta do ano até agora.
O calor, associado a falta de chuva, também vem tendo reflexo na umidade relativa do ar, que também bateu recorde na tarde de ontem. A umidade chegou a 23,5% a mais baixa do ano até agora, índice considerado crítico para a saúde humana.
O forte calor acontece depois de uma semana gelada em Ilha Solteira. Na manhã da última quinta-feira (04), por exemplo, a temperatura mínima chegou a 6,1°C, uma das mais baixas do ano.
O calor começou a aumentar na última sexta-feira (05).No final de semana, os termômetros marcaram mais de 30°C.
A umidade relativa do ar também vem registrando índices críticos desde a última quinta-feira. E a tendência é que fique ainda pior, já que não há previsão de chuva para os próximos dias.
Ainda de acordo com a Área de Hidráulica e Irrigação, não chove em Ilha Solteira há sessenta dias. A última chuva com mais de 10 mm foi registrada no dia 09 de junho.
Umidade – A umidade relativa do ar ideal gira em torno de 50% a 80%. Mas no inverno, devido a escassez de chuvas, ela pode atingir níveis mais baixos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a escala para a umidade relativa do ar é de atenção (20% a 30%), alerta (12% a 20%) e alerta máximo (abaixo de 12%).
Com a umidade muito baixa, o corpo perde muito líquido e fica com as mucosas ressecadas. Para se precaver contra os efeitos da baixa umidade do ar é recomendado que se beba muita água, utilizar-se de baldes ou bacias com água em locais fechados, lavar sempre as vias respiratórias e olhos, usar soro fisiológico e descongestionantes nasais para tornar possível a respiração pelo nariz.
Também deve-se evitar a prática de exercícios físicos em locais fechados, e evitar exposição ao sol das 10h às 15h.
Voz do Povo, Ilha Solteira, 11 de agosto de 2011, pág 08
|