Área de Hidráulica e Irrigação

usuários on-line

Artigos | Fale conosco | Localização | Irriga-L

Clima Ilha Solteira | Clima Marinópolis

Boletim Semanal do Clima

INSTITUCIONAL
Home
Apresentação

Corpo Técnico
Ex-orientados
Diversos
 
Internet
Site

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
UNESP ALERTA QUE CHUVA PODE ROMPER REPRESAS INSTALADAS NA ZONA RURAL
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Clima – Dezembro segue para ser o quarto mês consecutivo em que o volume de chuvas bate recorde. A média para o mês é de 188 mm e, em menos de dez dias, já choveu o equivalente a 130 mm.

Área de Hidráulica e Irrigaçãoda UNESP de Ilha Solteira, coordenada pelo professor Fernando Braz Tangerino Hernandez, alertou que as chuvas que vem atingindo o Município podem romper duas represas instaladas na zona rural.

O volume de chuvas em 2009 já está 23% acima do esperado para Ilha Solteira. Segundo dados fornecidos pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, até agora já choveu o equivalente a 1565 milímetros. A média para os doze meses é de 1.275 mm.

E dezembro segue para ser o quarto mês consecutivo em que o volume de chuvas bate recorde. A média para o mês é de 188 mm e, em menos de dez dias, já choveu o equivalente a 130 mm.

Devido a intensidade da chuva, houve o rompimento de uma represa  na madrugada da última terça-feira (08), logo após o trevo de acesso à Esmeralda, no sentido Ilha Solteira/Santa Fé do Sul (Rodovia dos Barrageiros). Em conseqüência do volume de chuva e o rompimento da barragem, a pista foi interditada por várias horas. Houve o arraste de um veículo, mas o condutor foi resgatado com vida.

Para o professor Fernando Tangerino, da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP, o volume de chuvas em lha Solteira preocupa e ameça duas represas existentes no Município. “Preocupa-nos a situação de duas represas no Município, uma ao final do Córrego do Cinturão Verde, próximo a via de acesso às praias onde, por várias vezes, a água já passou sobre a barragem. A outra é a represa do Grêmio XV de Outubro, no Bairro do Ipê, cujo extravasador vem sendo corroído pelas águas em sua parte inferior”, informou o professor.

A Voz do Povo, Ilha Solteira, Ano IX, nº 12 de dezembro de 2009

 

 

 

 

 
ENSINO, PESQUISA E
EXTENSÃO

Atividades Acadêmicas
Eventos
Defesas
Galeria
Projetos e Pesquisas
Fotos: as 10 mais
 
SERVIÇOS
Assuntos Diversos
Clima
Links
Downloads

Textos Técnicos
Previsão do Tempo
Publicações e Produtos
Extensão Universitária
 
VISTE O BLOG DA  ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO DA UNESP ILHA SOLTEIRA