|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
FRIO CHEGA, MAS FALTA DE CHUVA PREOCUPA
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Clima - Segundo o site www.climatempo.com.br, as temperaturas devem permanecer baixas, pelo menos, até o próximo dia 23. Também existe a possibilidade de chuva, mas em pouca quantidade.
Depois de atingir temperatura recorde para o M~es na tarde da última segunda-feira (12), quando os termômetros chegaram a atingor 35,1ºC, o frio voltou a atingir Ilha Solteira com força. Na terça-feira (13), a mínima chegou a 12,9ºC, uma das mais baixas do ano. Os dados são da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.
Segundo o site www.climatempo.com.br, as temperaturas devem permanecer baixas, pelo menos, até o próximo dia 23. Também existe a possibilidade de chuva, mas em pouca quantidade.
A falta de chuva, inclusive, já preocupa. Ilha Solteira caminha para um dos períodos mais quentes de sua história. Já são mais de dois meses sem chuva com índice superior a 10 milímetros. A última chuva considerável aconteceu no dia 08 de maio, quando choveu o equivalente a 12,5 mm. A expectativa é que o tempo seco dure até o próximo mês de agosto.
Segundo informou a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP, não chove em Ilha SOlteira há 68 dias. Ainda não choveu em julho. Em junho o volume de chuvas totalizou apenas 5,1 milímetros.
A umidade do ar continua apresentando índices preocupantes, ficando abaixo dos 30%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a umidade em índices que determinam o alerta para os riscos à saúde de um lugar. Índices entre 30% e 20%, são considerados de atenção, enquanto que a umidade entre 20% e 12% representa alerta para a saúde. Os níveis inferiores a 12% significam emergência.
O inverno no Estado de São Paulo tem como uma de suas principais características o tempo seco, à exemplo do que vem ocorrendo em Ilha Solteira, influenciado principalmente na qualidade do ar.
Com a umidade do ar em baixa, é desaconselhável a prática de atividades ao ar livre e a exposição ao sol entre as 10 e as 17 horas. Também é recomendável a ingestão frequente de líquidos para evitar problemas de desidratação e atenção especial às crianças e aos idosos.
A Voz do Povo, Ilha Solteira, Ano IX, Edição 784, 15 de julho de 2010, p.08
|