|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
BAIXA UMIDADE DO AR PREOCUPA
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Área de Hidráulica e Irrigação da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS/UNESP) vem registrando índices alarmantes referente a umidade do ar. Desde o último domingo (15), por exemplo, em alguns momentos do dia, ela vem ficando abaixo dos 30%
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a umidade em índices que determinam o alerta para os riscos à saúde de um lugar. Índices entre 30% e 20%, são considerados de atenção, enquanto que umidade entre 20 e 12% representa alerta para a saúde. Os níveis inferiores a 12% significam emergência.
O inverno no Estado de São Paulo tem como uma de suas principais características o tempo seco. A cidade de Ilha Solteira não registra chuva superior a 10 mm há mais de 100 dias, o que traz grandes consequências para a região, influenciando principalmente na qualidade do ar. Em condições de baixa umidade, é comum a ocorrência de complicações respiratórias devido ao ressecamento das mucosas, provocando sangramento pelo nariz, ressecando a pele e irritação dos olhos.
Por isso, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para dias como estes é evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; regar os jardins, e sempre que possível, permanecer em locais protegídos do sol ou em áreas arborizadas.
Além dessas medidas, é recomendável usar colírio de soro fisiológico ou água borocada para os olhos e narinas e beber muita água.
A Voz do Povo, Ilha Solteira, Ano IX, Edição 793, 21 de agosto de 2010, p.05
|