|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
COMUNIDADE UNE FORÇAS E PLANTA MAIS DE MIL ÁREVORES NO JARDIM AEROPORTO
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meio Ambiente - Iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal, do Departamento Municipal de Agronegócios, Pesca e Meio Ambiente e da CESP
Cerca de trezentas pessoas, representando diversas entidades e escolas, participaram no último domingo (20), do plantio que reflorestou a área localizada no entorno do córrego Sem Nome, no Jardim Aeroporto. A iniciativa aconteceu em comemoração ao Dia da Árvore e teve o objetivo de combater o aquecimento global.
O plantio começou pontualmente às 11h00, conforme cronograma estipulado pela ONG Brasil Eco Planetário, que coordenou a ação em todo o Estado. Crianças e adultos plantaram cerca de 1,4 mil mudas de árvores, de oitenta espécies diferentes, no terreno previamente preparado pela Prefeitura de Ilha Solteira.
Apesar da grande quantidade de mudas, o plantio durou apenas quinze minutos, graças ao empenho dos envolvidos. Integrantes do Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, por exemplo, retiraram as mudas dos tubetes e as colocaram já próximas de cada cova. As pessoas só tiveram que colocá-las no local indicado e cobrí-las com um pouco de terra.
O plantio estadual de árvores aconteceu em todo o estado de São Paulo, sob coordenação da Brasil Eco Planetário. Em Ilha Solteira a iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal, do Departamento Municipal de Agronegócios, Pesca e Meio Ambiente e da CESP. A meta era plantar cem mil árvores.
Além de comemorar o dia da árvore, em 21 de setembro, o projeto tem o objetivo de ampliar a área arborizada nos Municípios, melhorar o clima, desenvolver na comunidade uma consciência ecológica, preservar a espécie humana do planeta e combater o aquecimento global. “Estamos bastante felizes com o resultado. As pessoas estão preocupadas com o aquecimento global e os seus efeitos e o plantio de árvores foi apenas uma forma de demonstrarmos isso. E este foi apenas o primeiro passo. Em breve estaremos promovendo novos plantios na cidade, que ainda precisa aumentar muito a sua área arborizada”, disse o presidente da Câmara, vereador Washington Aparecido Cestari (PDT).
Além do Clube dos Desbravadores, da Câmara Municipal, do Departamento de Agronegócios, Pesca e Meio Ambiente e da CESP, participaram do plantio representantes da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP, Colégio Euclides da Cunha, Associação dos Aposentados da Fundação CESP, Lions Clube, Rotary Clube, Interact Clube, Rotaract Clube, Associação Comercial, NEO Objetivo, APAE, Clínica Dia, Polícia Ambiental e diversas pessoas da comunidade que comparecerem ao local.
|
|
|
A Voz do Povo, Ilha Solteira, Ano VIII, nº 709, 24 de setembro de 2009, p. 4
|