|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
NÃO CHOVE EM ILHA SOLTEIRA HÁ 49 DIAS
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Clima - A umidade do ar também apresenta índices preocupantes, ficando abaixo dos 30% na última semana, em algumas partes do dia.
Segundo informou a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP, não chove em Ilha SOlteira há 49 dias. Pelo menos não uma chuva com índice superior a 10 milímetros. A última chuva considerável aconteceu no dia 08 de maio, quando choveu o equivalente a 12,5 mm.
E a tendência é que o tempo continue seco, no mínimo, até a próxima quinta-feira (1º). Segundo o site www.climatempo.com.br, não há previsão de chuva para Ilha Solteira para os próximos dias.
As chuvas no mês de junho, por enquanto, totalizam apenas 5,1 milímetros, inferior aos 30 milímetros esperados para o período, considerando a média histórica desde 1967. Todavia, até o momento, já choveu 96% do volume previsto até o mês de junho e 54,2% do volume total previsto para o ano.
A umidade do ar também já apresenta índices preocupantes, ficando abaixo dos 30% na última semana, em algumas partes do dia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a umidade em índices que determinam o alerta para os riscos à saúde de um lugar. Índices entre 30% e 20%, são considerados de atenção, enquanto que umidade entre 20% e 12% representa alerta para a saúde. Os níveis inferiores a 12% significam emergência.
O inverno no Estado de São Paulo tem como uma de suas principais características o tempo seco, à exemplo do que vem ocorrendo em Ilha Solteira, influenciando principalmente na qualidade do ar.
Com a umidade do ar em baixa, é desaconselhável a prática de atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e as 17 horas. Também é recomendável a ingestão frequente de líquidos para evitar problemas de desidratação e atenção especial às crianças e aos idosos.
A Voz do Povo, Ilha Solteira, Ano IX, Edição 780, 26 de junho de 2010, p.8
|