|
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------
UNESP DE Ilha Solteira instala mais uma estação agrometeorologica na região
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Clima – A Área de Hidráulica e Irrigação já opera seis estações, que estão localizadas em Ilha Solteira,Marinópolis,Paranapuã, Populina, Sud Menucci e Pereira Barreto.Ainda serão colocadas mais duas estações em operação, mais uma em Sud Menucci e outra em Itapura.
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que monitora o clima na região noroeste paulista desde o início da década de 90, instalou mais uma estação agrometeorológica na região.
A nova estação foi instalada na Usina Santa Adélia, distante cerca de 20Km de Ilha Solteira.
A estação Santa Adélia está inserida em uma área de cana recentemente implantada pela substituição de pastagens, muitas delas degradadas e a escolha do local externa a preocupação da Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira em relação às mudanças climáticas face à mudança no uso e ocupação do solo no noroeste paulista, com a cana assumindo a maior proporção destas mudanças.
Assim como as demais já operadas pela Área de Hidráulica e Irrigação, a nova estação vem coletando dados de temperatura e umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, radiação global, radiação líquida, radiação fotossinteticamente ativa e chuva com registro de dados a cada 1 segundo (tempo de varredura).
A partir destes dados é possível determinar a evapotranspiração (soma da água perdida pela respiração das plantas e da evaporação sofrida pelo solo), informação de extrema importância para agricultores irrigantes, uma vez que com o conhecimento desta informação é possível a realização da irrigação com o mínimo desperdício de água.
Segundo informou a Área de Hidráulica e Irrigação, as informações coletadas poderão ter diversas finalidades, entre elas, auxiliar no manejo da irrigação, criar bancos de dados para os municípios, auxiliar no manejo de tratos culturais de a aplicação de herbicidas que podem ser influenciados pela temperatura, umidade e direção do vento, localizar as épocas de umidades e temperaturas, umidades e temperaturas críticas, de maneira que medidas preventivas possam ser tomadas pelas autoridades da saúde, entre muitas outras.
Os dados climáticos serão disponibilizados no Portal Clima da UNESP Ilha Solteira a partir dehttp://clima.feis.unesp.br, com acesso gratuito.
A Área de Hidráulica e Irrigação já opera seis estações, que estão localizadas em Ilha Solteira, Marinópolis, Paranapuã, Populina, Sud Menucci e Pereira Barreto.
Ainda serão colocadas duas estações em operação, mais uma em Sud Menucci e outra em Itapura.
Voz do Povo, Ilha Solteira, 30 de julho de 2011, pág 9
|