|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TEMPO SECO DEVE DURAR, NO MÍNIMO, MAIS UMA SEMANA
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Clima - Ilha Solteira cpleta hoje (18) 138 dias sem chuva superior a 10 mm. A última, segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP, foi registrada no dia 08 de maio. É a terceira maior seca da história
De acordo com o site www.climatempo.com.br, deveria chover em Ilha Solteira hoje (23) e amanhã (24). Mas a previsão mudou e a chuva, se vier, só deve atingir a cidade na próxima quinta-feira (29).
Ilha Solteira completa hoje (18) 138 dias sem uma chuva superior a 10 mm. A última, segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP, foi registrada no dia 08 de maio. É a terceira maior seca da história.
O ano mais grave para a região em termos de seca foi 1994, quando não choveu durante quase metade do ano. Foram 160 dias sem chuva, entre 20 de maio e 27 de outubro. "E esse período pode ser ainda maior, se considerarmos que a última boa chuva daquele ano aconteceu em 27 de abril. Com isso, o período de seca sobe para 183 dias", disse o professor Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de HIdráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira.
O ano de 2004 também foi crítico, quando cidades da região tiveram problemas de abastecimento de água. Neste ano o período seco durou 146 dias, compreendidos entre 12 de junho e 04 de novembro, bem próximo do registrado até agora.
Neste ano não chove na região noroeste do Estado de São Paulo há mais de 4 meses. Em Ilha Solteira, os sensores da estação agrometeorológica operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP não registram chuvas de pelo menos 10 mm a mais de 130 dias. A última ocorreu em 8 de maio, quando choveu o equivalente a 12,5 mm.
Durante boa parte desse período sem chuva a umidade esteve abaixo de 30% durante pelo menos alguma parte do dia, índice considerado crítico para a saúde, sendo necessários cuidados especiais nessas ocasiões, evitando-se atividades ao ar livre e hidratando sempre que possível.
A Voz do Povo, Ilha Solteira, Ano IX, Edição 785, 23 de setembro de 2010, p.07
|