|
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
COMUNIDADE UNE FORÇAS E REFLORESTA NOVAMENTE ÁREA NO JARDIM AEROPORTO
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Cerca de trezentas pessoas, representando diversas entidades e escolas, participaram no último domingo (19), do plantio que reflorestou novamente a área localizada no entorno do Córrego Sem Nome, no Jardim Aeroporto. A iniciativa aconteceu em comemoração ao Dia da Árvore e teve o objetivo de combater o aquecimento global.
O plantio começou pontualmente às 11h00, conforme cronograma estipulado pela ONG Brasil Eco Planetário, que coordenou a ação em todo o Estado. Crianças e adultos plantaram cerca de 200 mudas de árvores, todas nativas, no terreno previamente preparado pela Prefeitura de Ilha Solteira. As mudas foram produzidas pelo Viveiro de Mudas do Município.
Inicialmente seriam plantadas cerca de 2 mil mudas de árvores no ato ecológico, mas o tempo seco e a irregularidade do terreno obrigaram os organizadores a fazerem apenas um plantio simbólico no último domingo. O restante das mudas será plantada pela Prefeitura, tão logo comece o período de chuvas. "A Prefeitura fez tudo para que pudéssemos plantar todas as mudas neste domingo. Mas o tempo seco impediu. Nem o trator que estava preparando a terra suportou e acabou quebrando durante o serviço. Mas nos compremetemos a plantar todas as mudas tão logo volte a chover em llha Solteira", disse o prefeito Edson Gomes (PP), que apoio a iniciativa desde o início.
O plantio estadual de árvores aconteceu em todo o estado de São Paulo, sob coordenação da Brasil Eco Planetário. Em Ilha Solteira a iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal, da Prefeitura e diversas entidades e instituições.
Além de comemorar o dia da árvore, em 21 de setembro, o projeto tem o objetivo de ampliar a área arborizada nos Municípios, melhorar o clima, desenvolver na comunidade uma consciência ecológica, preservar a espécie humana do planeta e combater o aquecimento global. " Mais uma vez a comunidade uniu forças em sefesa do meio ambiente. E esse plnatio demonstrou isso. Nossa missão, agora, é zelar pela área plantada, evitando que as mudas sejam novamente arrancadas, como no ano passado. Também é nosso dever cobrar que a prefeitura faça sua parte e cuide da área, garantindo a sobrevivência e crescimento das espécies de plantadas", disse o vereador Washington Cestari (PDT), que coordenou o plantio em Ilha Solteira.
Além da Prefeitura e Câmara de Ilha Solteira, participaram do plantio representantes da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP, Lions Clube, Leo Clube, Rotary Clube, Interact Clube, Rotact Clube, Associação Comercial, NEP Objetivo, Colégio Anglo, Escola Estadual Urubupungá, Grupo Escoteiro, Escola Técnica Estadual, Loja Maçônica Luz e Trabalho, Partido Verde e diversas pessoas da comunidade que comparecem ao local.
A Voz do Povo, Ilha Solteira, Ano IX, Edição 785, 23 de setembro de 2010, p.10
|