E-MAIL EFICAZ

 

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Livro ensina a enviar correio para ser realmente lido

Se você tem algo realmente importante a dizer em seus e-mails, é preciso deixar isso muito claro desde o princípio. Caso contrário, há boa chance de que sua mensagem eletrônica vá para a lixeira antes mesmo de ter sido lida. Nas grandes empresas, a maioria dos avisos internos, relatórios, bilhetes e agendamentos já desemboca na caixa postal do funcionário, sem contar a correspondência que ele mantém com clientes e fornecedores. O instituto americano Ferris Research calcula que, até 2002, os empregados dos EUA estarão gastando mais de quatro horas por dia para ler seus e-mails e responder a todos. Exagero? Pode ser, sobretudo se o número for aplicado ao Brasil. Por aqui não há estatísticas abrangentes, mas a situação já preocupa, como na administradora de cartão de crédito American Express e na montadora Ford, em São Paulo, onde a média de e-mails recebidos diariamente pelos funcionários já passa de 30.
No meio de tanta informaçào, conseguir que o destinatário tenha pelo menos curiosidade de abrir sua mensagem já é uma vitória. Para isso, é necessário empregar alguns recursos, a começar pelo cabeçalho que contém o assunto. É recomendável também utilizar o bom senso. Sengundo o consultor empresarial Simon Franco, da Simon Franco/TMP Worldwide, nem sempre o e-mail é o melhor meio de comunicação. "Não é de bom-tom se esconder atrás do computador para desmarcar um compromisso". adverte. Tente o telefone, por exemplo. Ou, quem sabe, dê uma passadinha na mesa do colega, distante 10 metros da sua.

Mão certeira
Alguns truques e recursos para garantir a leitura de seu e-mail pelo destinatário
Preencha o campo "Assunto" com um resumo objetivo da mensagem ("Solicitação de lista de preços", por exemplo). Evite gracinhas e intimidades Não escreva os textos somente em maiúsculas ou minúsculas. As primeiras podem parecer agressivas e as segundas podem dar a impressão de que a pessoa que escreveu estava com pressa ou preguiça
Uma saudação como "Caro fulano" ajuda a confirmar ao destinatário que a mensagem é realmente destinada a ele. Se a apresentação gráfica da mensagem tiver importância, será mais indicado enviar em arquivo anexado. O sistema de e-mail do destinatário pode não converter alguns formatos enviados por você
Mensagens longas devem ser estruturadas com introdução, desenvolvimento e conclusão. Utilize linhas em branco entre a saudação, os parágrafos e sua assinatura Defina os objetivos da mensagem, perguntando a si mesmo: qual o retorno que preciso? E também: estou informando, tentando convercer ou apenas solicitando?
Evite termos pomposos ou antiquados, como "supracitado", "não obstante", "outrosim", "data venia", "para sua inestimável apreciação" e similares

Fichário

 Revista Veja, 25 de abril de 2001`, ano 34 - nº 16, edição 1697