Alunos da AEMS visitam o LHI- NACI

Neste último sábado - 12 de abril de 2015 - a Área de Hidraulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira recebeu os alunos da Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS).

Coordenados pelo Professor Dr.Renanto Franco e a Professora Dra. Debora Nogueira conheceram as instalações - incluindo campo, no caso a Estação Agrometeorológica Automática de Ilha Solteira - também parte das atividades desenvolvidas pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, com ênfase no monitoramento climático feito pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, que tem a sua parte visível o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira.

Foram apresentados alguns dos equipamentos e instrumentos de trabalho, bem como como a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira trabalha a comunicação das suas atividades. O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez falou do objetivo em transformar todos os DADOS obtidos pela Área de Hidráulica e Irrigação em INFORMAÇÃO, disponibilizando informações agroclimatológicas completas da região oeste do Estado de São Paulo provenientes de estações agrometeorológicas automáticas instaladas nos municípios de Ilha Solteira, Marinópolis, Populina, Paranapuã, Itapura, Pereira Barreto e Sud Mennucci, que permitem planejar e gerenciar o meio ambiente e também os recursos hídricos. Uma forma de fazer isso é através da estimativa da evapotranspiração, que permite determinar o quanto e o quando irrigar, permitindo assim o uso racional da água. Atualmente, mais de "4.000 hectares" são irrigados racionalmente e dependem diariamente das informações provenientes da AHI da UNESP Ilha Solteira, resultando num melhor aproveitamento de energia e água.

Além de falar um pouco do trabalho feito pela Área de Hidraulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, o Professor Dr. Fernando Tangerino debateu um pouco sobre crise hídrica e a necessidade de se trabalhar de forma eficiente e com economia de água tendo uma grande interação dos alunos presentes.

A integrante da equipe AHI, Isabela Baesso apresentou o software SMAI 2.0 que estima a evapotranspiração de referência e das culturas, possibilitando a aplicação da água no momento e na quantidade certa, ou seja, a realização do manejo racional da água contando com a participação de um dos alunos para mostrar como é simples obter o cálculo da Evapotranspiração de Referência diária pelo software.

No campo os alunos conheceram detalhes dos equipamentos e sensores utilizados para o monitoramento climático e ainda conheceram a rotina de manutenção das estações agrometeorológicas, tanto no campo, como no NACI - Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação.