Alunos do curso de Engenharia Ambiental da AEMS visitam o LHI

Alunos do curso de Engenharia Ambiental da Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul de Três Lagoas - MS visitaram dia 16 de março a Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp Ilha Solteira (AHI). Foi uma visita técnica em que foram abordadas os temas evapotranspiração, os fatores da atmosfera que interferem no clima e ainda os sensores e equipamentos utilizados pela Unesp para monitorar o clima na região através da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista.

Os estudantes foram recepcionados no Laboratório de Hidráulica e Irrigação da Unesp Ilha Solteira, onde foram apresentadas as atividades, a infra estrutura disponível e os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos sob coordenação do Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e sua equipe composta por alunos de diferentes cursos de Graduação e de Pós-Graduação. Foram apresentados os sensores que compõem as estações da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e a parte visível dos dados coletados através do Canal CLIMA da Unesp Ilha Solteira. Foram explicados as atividades da equipe relacionado a qualidade de água para fins de irrigação, em que, dependendo da qualidade da água, pode provocar danos ao sistema de irrigação, principalmente o entupimento dos encanamentos pelos sedimentos e ferro presente na água.

No NACI - Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação, foi explicado aos visitantes o processo de monitoramento das variáveis climáticas, desde a captação dos dados nas oito estações agrometeorológicas automáticas com leitura a cada 10 segundos, até a disponibilização gratuita desses dados no Canal Clima da Unesp na internet em http://clima.feis.unesp.br, com atualização a cada 5 minutos.

Também foi mostrado os demais canais de comunicação utilizados pela Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp para disseminar o conhecimento e democratizar as informações geradas pela pesquisa em agricultura irrigada e temas correlatos como: canal da irrigação, Blog, página no Facebook, Canal CLIMA.

Veja aqui o registro fotográfico da visita!