----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Alunos da AEMS visitam o Laboratório de Hidráulica e Irrigação

Neste último sábado - 25 de novembro de 2017 - a Área de Hidraulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira recebeu os alunos da Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS).

Coordenados pelo Professor Diego Feitosa, os alunos das disciplinas de Hidráulica, Hidrologia e Agrometeorologia, conheceram as instalações e também parte das atividades desenvolvidas pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, com ênfase no monitoramento climático feito pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, que tem a sua parte visível o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira.

A visita teve início às 14:00, onde foi feita uma apresentação sobre a importância da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e também uma apresentação sobre a parte de extensão do laboratório e sua importância para população.

O bolsista de extensão Pedro Henrique Fontes falou do objetivo em transformar todos os DADOS obtidos pela Área de Hidráulica e Irrigação em INFORMAÇÃO, disponibilizando informações agroclimatológicas completas da região oeste do Estado de São Paulo provenientes de estações agrometeorológicas automáticas instaladas nos municípios de Ilha Solteira, Marinópolis, Populina, Paranapuã, Itapura, Pereira Barreto e Sud Mennucci, que permitem planejar e gerenciar o meio ambiente e também os recursos hídricos. Uma forma de fazer isso é através da estimativa da evapotranspiração, que permite determinar o quanto e o quando irrigar, permitindo assim o uso racional da água. Atualmente, mais de "4.000 hectares" são irrigados racionalmente e dependem diariamente das informações provenientes da AHI da UNESP Ilha Solteira, resultando num melhor aproveitamento de energia e água.

Após a apresentação, Emanoele Amendola mostrou aos alunos alguns equipamentos utilizados na irrigação, como aspersores e mangueiras de gotejamento, e também alguns sensores presentes em uma estação agrometeorológica.
Na parte de sensores, Emanoele explicou a função e funcionamento de alguns sensores, como o pluviômetro, e também de dataloggers, até o recebimento e processamento dos dados obtidos pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista.

Finalizando a visita, Alberto Arroyo apresentou aos alunos a parte de bombas hidráulicas, e foi realizado uma prática de cálculo de pressão e vazão no equipamento.

Confira os vídeos realizados pela nossa equipe acessando a página no Facebook clicando aqui