--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Alunos da disciplina de Agrometeorologia da Faculdade de Agronomia de Andradina - FISMA - visitam o Laboratório de Hidráulica e Irrigação

No dia 23 de março de 2018 a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira recebeu 23 alunos do terceira período da Faculdade de Agronomia de Andradina - Faculdades Stella Maris de Andradina - coordenados pela Professora de Agrometeorologia Karem Cristine Pirola Narimatsu.

As atividades foram iniciadas ás 8:30 com a recepção dos visitantes e apresentação da equipe e cronograma de visitas.

A primeira apresentação foi de Pedro Henrique Fontes, aluno de graduação em Agronomia na UNESP Ilha Solteira, sobre o tema "Redes Agrometeorológicas: Para quem?" que abordou parte do trabalho de extensão realizado pela Área de Hidráulica e Irrigação direcionado para irrigantes e também para o público de forma geral. Pedro também usou diversos dados estatísticos de alguns canais de comunicação operados pela nossa equipe para mostrar número de acessos, e consolidar que a extensão realmente alcança diversas pessoas.

A seguir, a Engenheira Agrônoma e Mestranda em Sistemas de produção Vegetal Emanoele Amendola, apresentou sobre o Canal Clima da UNESP Ilha Solteira, mostrando todo funcionamento do site, auxiliando os alunos a acessarem o banco de dados da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista através deste canal.

A Doutoranda em Irrigação e Drenagem, Regiane Carvalho, apresentou alguns tópicos e deu noções básicas de Evapotranspiração para os visitantes que estão cursando a disciplina de Agrometeorologia.
Foi mostrado aos alunos alguns métodos de como é estimado a evapotranspiração e seus diferentes tipos, desde a Evapotranspiração de Referência até a Evapotranspiração Real da Cultura.

Com o conhecimento sobre bases de dados climáticos e noções em evapotranspiração os alunos foram apresentados ao Software SMAI - Sistema para Manejo da Agricultura Irrigada - pela Engenheira Agrícola, e Mestranda em Agronomia, Daniela Araújo.
Foi ensinado aos alunos toda interface do programa, como lançar os dados e se obter os resultado de Evapotranspiração de Referência ou de Cultura
.

A visita ao Laboratório de Hidráulica e Irrigação se encerrou com um passeio pelo local onde a Engenheira Agrônoma Larissa Farinassi apresentou os equipamentos utilizados em aulas práticas e pesquisas sobre Agricultura Irrigada pela Área de Hidráulica e Irrigação.
Os alunos também conheceram o Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação (NACI), onde é feito a parte de extensão, desenvolvimento de trabalhos científicos e o monitoramento da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista.

Finalizando a visita, os alunos foram levados ao Pomar da UNESP Ilha Solteira, onde foram recepcionados pelo Doutorando em Agronomia Diego Feitosa, e tiveram a oportunidade de conhecer uma estação agrometeorológica automática instalada seguindo padrões internacionais indicados pela Food and Agriculture Organization (FAO) e Organização Mundial de Meteorologia.
Foi feita uma live na nossa página do Facebook mostrando toda a apresentação da Estação Agrometeorológica que pode ser acessada clicando aqui.

Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira é formada por alunos dos cursos em graduação, mestrado e doutorado em Agronomia, coordenados pelo Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, e desenvolve trabalhos relacionados com o tema Agricultura Irrigada. Em nome de nosso coordenador, agradecemos aos visitantes e a professora Karem Narimatsu pelo interesse em conhecer nosso trabalho e oferecer aos integrantes da equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira a oportunidade de se desenvolverem e aperfeiçoar seus conhecimentos a cada nova apresentação realizada.