--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
UNESP Ilha Solteira recebe a visita de estudantes da FISMA-ANDRADINA

No dia 23 de março de 2019 estudantes do curso de Agronomia da FISMA de Andradina estiveram na UNESP Ilha Solteira para uma visita técnica. Os 16 alunos do segundo ano de Agronomia, Coordenados pela Professora Karen Cristina Pirola Narimatsu foram recebidos por integrantes da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que prepararam uma programa todo voltado aos elementos que compõem a agricultura irrigada, agrometeorologia, integrados às atividades de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvem, sendo esta mais uma das atividades de extensão universitária que desenvolvem.

As atividades foram iniciadas ás 8:30 com a recepção dos visitantes pelo Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez com um breve bate papo, seguido pela apresentação da equipe.

Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez explicou aos alunos um pouco das atividades que são realizadas pela AHI Unesp. Esta é mais uma das atividades que desenvolvemos visando cumprir o objetivo da democratização e a transparência da informação, do conhecimento e de ações e segundo porque é mais uma oportunidade real para que nossos Orientadores, ao prepararem a recepção aos visitantes, aprendam fazendo, o chamado conhecimento tácito" e após apresentar a sua equipe fazer comentários sobre a importância do monitoramento climático e as condições do tempo atualmente, com a região sofrendo com os 165 dias sem chuvas no ano passado.

Pedro Henrique Fontes, que cursa graduação em Agronomia na UNESP, deu continuidade falando um pouco sobre o tema Redes Agrometeorológicas: para quem? Que abordou parte do trabalho de extensão realizado pela AHI direcionado para irrigantes e também para o público de forma geral.

A visita seguiu com a apresentação da Engenheira Agrícola e Mestranda Daniela Araujo, que mostrou aos alunos o Canal Clima e todas as suas funcionalidades. Além disso foi explicado um pouco sobre o Software SMAI - Sistema para Manejo da Agricultura Irrigada.

Após a apresentação do Canal Clima, o Engenheiro Agronômo e Doutorando Victor Araujo explicou aos alunos alguns conceitos essenciais sobre Evapotranspiração. Os diferentes métodos para determinação, Evapotranspiração da Cultura, Evapotranspiração de Referência e Estações Agrometeorológicas foram alguns dos temas abortados na apresentação.

Finalizando a primeira parte da visita, o Engenheiro Agrônomo e Doutorando Diego Feitosa mostrou aos alunos a estrutura do Laboratório de Hidráulica e Irrigação da Unesp Ilha Solteira.

A última parte da visita foi na Estação Agrometeorológica de Ilha Solteira, localizado na Fazenda Pomar da Unesp Ilha Solteira. Lá os alunos tiveram o contato com todos os sensores que compõe uma estação agrometeorológica e todas as suas respectivas funções.

Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira é formada por alunos dos cursos em graduação, mestrado e doutorado em Agronomia, Coordenados pelo Professor Dr. Fernando Braz  Tangerino Hernandez, e desenvolve trabalhos relacionados com o tema Agricultura Irrigada. Em nome de nosso Coordenador e Integrantes, agradecemos aos visitantes e as Professoras Marta e Luciana pelo interesse em conhecer nosso trabalho e oferecer aos integrantes da Equipe AHI da UNESP a oportunidade de se desenvolverem e aperfeiçoar seus conhecimentos a cada nova apresentação realizada.

Assista as lives da visita feitas pela nossa equipe clicando aqui